×

Maceió

Seades e Abrasel promovem Semana Solidária para 1500 crianças

A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) estão promovendo a Semana Solidária da Criança em comemoração ao dia das crianças.

O evento acontece anualmente e esta é a segunda vez que o Estado, por meio da Seades, tem a oportunidade de participar e promover para cerca de 1500 crianças, com idades entre 6 e 12 anos, alimentação diferenciada em estabelecimentos gastronômicos da capital, além de brincadeiras com animadores e contadores de histórias.

“A Semana Solidária da Criança já é um evento no calendário da Assistência Social do Estado. A parceria com a Abrasel, contando com o apoio da Semas e da Semed, representa uma grande aliança entre o setor público e privado, além de proporcionar uma semana inesquecível para as crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social. Por isso, o Governo do Estado, além da coordenação, está disponibilizando ônibus e monitores para a locomoção e acompanhamento das crianças aos estabelecimentos parceiros,” ressalta a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Celiany Rocha.

Para o gerente do bar Conversa Botequim, Mara Lobianco, estabelecimento parceiro, a promoção de ações como esta é primordial, tendo em vista não apenas o entretenimento das crianças, mas o conhecimento de novos lugares, novas profissões e entrar em contato com o mercado de trabalho que elas poderão um dia vir a se engajar. “Para nós, a importância da Semana Solidária é a responsabilidade que temos com a integração social, promovendo trabalhos de ações que possam integrar a comunidade, o setor empresarial e tudo que decorre desse relacionamento.” Disse.

A proprietária da lanchonete Kaskão, Eliana Costa, também recebeu em seu estabelecimento crianças que puderam, além de usufruir da refeição, vivenciar, sobretudo, uma situação de socialização. “É uma satisfação muito grande poder proporcionar e dar um pouco do que a gente tem para esses pequenos”.

Para a educadora social do Cras, Solange Melo, localizado no bairro Santos Dumont, a ação do Estado juntamente com a iniciativa privada é louvável pela importância que representa para as crianças que estão sendo beneficiadas com o projeto: “A Abrasel juntamente com as instituições municipais que estão sob a coordenação da Seades estão proporcionando um momento único para esses meninos e meninas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.” Afirmou.

O evento é uma idealização da Abrasel e ocorre simultaneamente em todo o Brasil. Alagoas aparece como terceiro estado do país com maior número de ofertas de vagas em função da solidariedade e a adesão do setor empresarial ao projeto nos últimos dois anos. Até a sexta-feira (11), os restaurantes participantes continuarão a oferecer refeições – café da manhã, almoço ou lanche – servidas de acordo com a idade e costume das crianças de escolas municipais, creches, escolas especiais, abrigos e orfanatos da capital, beneficiadas pelo projeto.