×

Penedo

Se vivo fosse, Dr. Hélio Lopes completaria 100 anos nesta quinta, 10 de novembro

Vítima da covid-19, Hélio Lopes faleceu em 17 de maio de 2020

Há exatos 100 anos, nascia em Penedo o médico e político de maior prestigio da região do Baixo São Francisco e um dos mais respeitados de Alagoas, Hélio Nogueira Lopes, fruto do amor de Edmundo e Elisa Nogueira Lopes.

Médico pediatra por formação e político por opção, Hélio Lopes deixou seu nome gravado nos anais da história pelo trato com a coisa pública e também por seus projetos inovadores à frente da Prefeitura de Penedo, cargo que ocupou de 31 de janeiro de 1956 a 31 de janeiro de 1961.

Foi na gestão de Hélio Lopes, por exemplo, que foi criado o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e a Companhia Telefônica do município com 400 linhas, com serviço semiautomático, que foi absorvido posteriormente pela Telasa. Também durante a sua administração, Penedo passou a ser a primeira cidade do interior alagoano a receber a energia elétrica da hidrelétrica de Paulo Afonso.

Além de ser um homem à frente do seu tempo, Hélio Lopes também é lembrado pela forma hospitaleira com a qual sempre tratava a todos a sua volta, independentemente de condição financeira. Com um olhar sempre voltado ao social, o médico conseguiu salvar muitas vidas, chegando a sair do conforto do seu lar a qualquer hora, dia ou noite, para ajudar quem dele estivesse precisando, sem ao menos se importar com o pagamento de consulta.

Deputado estadual por três legislaturas, Hélio Lopes também deixou sua marca na Assembléia Legislativa como um parlamentar que jamais legislou em causa própria, escrevendo seu nome na galeria dos políticos que souberam honrar o mandato popular, em uma época em que não imperava o coronelismo nem haviam os famosos currais eleitorais, o que tornava Penedo uma cidade atípica no contexto da política alagoana.

Dr. Hélio Lopes era casado com Maria Pereira Lopes e da união nasceram os filhos Claudia Lopes Gonçalves, Ricardo Pereira Lopes e Ronaldo Pereira Lopes, atual prefeito de Penedo que segue à risca os ensinamentos deixados por seu pai, principalmente no tocante a trabalhar para que quem mais precisa possa viver com mais dignidade.

Vítima da covid-19, Hélio Lopes faleceu em 17 de maio de 2020, em um hospital da capital alagoana, onde estava internado, deixando a dor da saudade no coração de todos aqueles que tiverem o privilégio de viver ao seu redor sendo, sem dúvida alguma, um dos filhos ilustres de Penedo que jamais será esquecido por sua contribuição dada ao desenvolvimento da sua cidade e seu povo.

Em seu perfil no Instagram, o prefeito Ronaldo Lopes relembrou o aniversário do pai, a quem rendeu uma bonita homenagem.

“Hoje, meu pai Hélio Lopes completaria 100 anos. Quando penso nele, sinto muitas saudades mas ao mesmo tempo fico feliz ao relembrar os momentos que vivemos juntos e de ver o legado que ele deixou em Alagoas, no Baixo São Francisco e em Penedo como prefeito, deputado e médico. É seguindo o exemplo do Dr. Hélio, que acordo todos os dias, pensando em dar o meu melhor e trabalhar pela cidade que ele tanto se dedicou. Sei que onde quer que ele esteja, está orgulhoso e cuidando da nossa família.”