Terça-feira, 1º, os agricultores rurais da comunidade Quissamã, localizada em Nossa Senhora do Socorro, interessados e já cadastrados no novo projeto Hortas Urbanas e Periurbanas, foram orientados pelos técnicos da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), sobre os procedimentos necessários para iniciar o projeto na comunidade. A iniciativa é desenvolvida pela Seides e tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Realizado na sede da Associação de Moradores do Assentamento, o encontro buscou orientar os 80 beneficiários da instituição sobre a estrutura e documentação necessárias para a execução e o objetivo principal do projeto que é fomentar o cultivo de hortaliças, plantas medicinais e frutíferas dentro de um sistema de produção orgânica, incentivando o plantio sustentável e, assim, fortalecer a economia familiar por meio da comercialização dos produtos.
“Os agricultores acreditam mais na força de uma iniciativa, a partir de um contato direto com ela. Nessa perspectiva, acreditamos na importância de irmos pessoalmente, até o local onde o projeto será realizado para que por meio do diálogo com os beneficiários, comprovar a disponibilidade do projeto e reforçar também a grande importância da contribuição deles, através do compromisso com o projeto e organização de cooperativas, para que o projeto alcance o sucesso desejado”, explicou Zilna Brito de Rezende Quirino, técnica da Seides e coordenadora do projeto Hortas Urbanas.
