×

Sergipe

SE realizará capacitação para profissionais expostos aos riscos químicos

A Saúde de Aracaju, através do Centro de Atenção à Saúde do Trabalhador (Cast), do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e da Diretoria de Vigilância em Saúde, irá realizar a “I Capacitação Técnica para Vigilância em Saúde dos Trabalhadores Expostos aos Riscos Químicos”. A ação, que tem o objetivo de capacitar 60 profissionais, acontecerá a partir desta terça, 18, e segue até esta quinta-feira, 20, no Auditório do Ministério Público do Trabalho 20ª Região, localizado na Av. Desembargador Maynard, bairro Cirurgia.

De acordo com a coordenadora de Atenção à Saúde do Trabalhador, Karla Magaly, a capacitação visa propor medidas de prevenção de risco e agravos. “Com a colaboração dos nossos parceiros e das vigilâncias, queremos unir forças para capacitar e promover a saúde dos trabalhadores em ambientes saudáveis. Iremos discutir sobre os quadros clínicos, sobre o que está sendo feito e estudado nessa área e, principalmente, discutir sobre os riscos químicos voltados para os agrotóxicos, o chumbo metálico e o benzeno”, explica a coordenadora, afirmando que o profissional deve compreender as consequências que estes agentes químicos trazem para sua saúde.

A ação conta com as parcerias do Ministério Público do Trabalho e da Fundacentro. Serão capacitados os profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST (Aracaju, Canindé e Lagarto); da Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GVISAT), Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), Vigilância Epidemiológica e Sanitária de Aracaju, além dos profissionais dos municípios da microrregião do CEREST de Aracaju e do Centro de Informação e Investigação Toxicológica (Ciatox).