Pensar a segurança pública dentro de um contexto de responsabilidade socioambiental. Este é um dos objetivos do Projeto Quintas Verdes Segurança Ambiental e Educação idealizado pela psicóloga e agente da Polícia Civil, Adriana Marcolino, e que pretende formar uma nova consciência no cotidiano dos policiais, bem como formar cidadãos comprometidos com o meio-ambiente. O público-alvo do projeto são crianças de escolas públicas e policiais.
De acordo com o superintendente de Qualidade Ambiental da Secretaria Estadual e Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Lício Valério Vieira, que tratou do tema segurança humana e responsabilidade ambiental, o mundo passa por várias transformações provocadas por problemas climáticos, deixando os ambientes cada vez mais hostis (mais violento). Segundo ele, a população “precisa entender que proteger o meio-ambiente vai garantir mais saúde, qualidade de vida e segurança para todos”.
“Dentro de 20 anos os ambientes estarão mais hostis, devido à devastação do ambiente familiar e social. Os policiais necessitam compreender esse cenário a fim de adotar uma nova postura frente aos novos problemas”, avaliou Lício.
Para Adriana Marcolino é preciso repensar “o estar no mundo porque a segurança ambiental é uma temática diretamente associada ao cotidiano da população”. O projeto Quintas Verdes irá expor várias ações com órgãos parceiros com o intuito de sensibilizar o público-alvo da importância de se preservar os vários ambientes onde vivemos.
“Faremos campanhas educativas, distribuiremos adesivos e panfletos e vamos plantar centenas de mudas de árvores em toda cidade”, explicou o delegado Abelardo Inácio, diretor da Academia de Polícia Civil (Acadepol). “Pretendemos mudar os hábitos para equilibrar as inter-relações sociais. Com isso, estamos ampliando o leque de trabalho da Secretaria de Segurança Pública que, além de trabalhar com a prevenção e repressão do crime, passa a discutir a saúde dos diversos ambientes de seus servidores”, informou.
Na abertura do evento estiveram presentes alunos do colégio Estadual Juscelino Kubitschek, do Conjunto João Alves Filho, em Nossa Senhora do Socorro, e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Bomfim, no conjunto Bugio, zona oeste de Aracaju. “Esses alunos são partes fundamentais deste projeto porque pretendemos mostrar a eles que existe uma perspectiva nova, um mundo novo, ou seja, ampliar os horizontes”, disse Abelardo.
Também participou do evento a coordenadora das Delegacias da Capital, delegada Katarina Feitoza, a representante da Emsurb, Fernanda Matos, Bruno Vilhaça (Sociedade Semear), Ana Leonor (Casa Curta-SE) e sargento Hercules (Pelotão Ambiental).