×

Sergipe

Mais de 500 professores foram inscritos no Concurso Show de Aula

Os alunos da rede escolar municipal de Aracaju podem esperar novidades para os próximos dias na sala de aula. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai realizar a segunda edição do Concurso Show de Aula, em parceria com a empresa recifense Joy Street. O objetivo é incentivar a inovação do sistema educacional a partir de diferentes metodologias dos professores da rede.

“O Show de Aula reconhece nossos professores. A secretária Márcia Valéria observou que nós temos excelentes professores, inclusive doutorandos e mestrandos e decidiu adotar o projeto. O educador faz a aula, que é enviada para a capital pernambucana via online. Lá, professores mestres e doutores analisam, constatam se o conteúdo está dentro das exigências e então a aula é aprovada e o professor, gratificado”, explica o diretor de Tecnologia da Semed, Antônio Porto.

Vídeos, dinâmicas, música, slides, teatro, arte. Tudo vale desde que aula tenha conteúdo consistente. Antônio conta que a contribuição dos professores é reconhecida através da divulgação do material com visibilidade local, nacional e internacional por meio da internet e com a premiação em dinheiro. “Por cada aula contemplada, o profissional ganha R$ 600, podendo atingir dez aulas aprovadas por professor, que dá o total de R$ 6.000”, ressalta.

Para esta edição, a grande novidade é que o número de projetos selecionados acumulou do ano passado e por isso, mais de 200 projetos serão contemplados este ano. “As aulas abrangem todas as áreas de qualquer nível escolar, desde a aula seja diferente e desperte o interesse dos alunos”.

A aceitação dos educadores da rede para com o concurso tem se mostrado crescente. Dos mais de 1.700 professores municipais, no ano passado, apenas 182 enviaram as aulas para análise. Esse ano foram registradas 554 inscrições. “Nós temos 45% da rede inscrita esse ano. É a prova que os profissionais estão conhecendo e aceitando o projeto”, diz.

Antônio Porto, lembra ainda que não há participação da Secretaria no processo de seleção. “Depois que o professor envia o material, os profissionais em Recife avaliam sem participação da Semed ou de professores do estado de Sergipe”, assegura. “A metodologia dos projetos aprovados será inserida no sistema educacional de Aracaju a fim de propagar o conhecimento de forma divertida e inovadora para os alunos”, conta.