×

Penedo

Se estivesse vivo, Dr. Hélio Lopes completaria 99 anos nesta quarta, 10 de novembro

Dr. Hélio Lopes completaria 99 anos de vida nesta quarta, 10

Um dos filhos mais ilustres de Penedo, Dr. Hélio Nogueira Lopes, completaria 99 anos nesta quarta-feira, 10 de novembro, se estivesse vivo. O médico e político faleceu no dia 17 de maio de 2020, vítima de complicações ocasionadas pelo novo coronavírus, causador da covid-19.

Penedense apaixonado por sua terra, Hélio Lopes, como prefeito de Penedo, pautou sua administração dentro de princípios éticos.

Pela atuação destacada com que sempre exerceu a Medicina e pela dedicação ao trabalho em prol dos menos favorecidos, foi eleito prefeito pelo voto direto dos penedenses, exercendo o mandato de cinco anos, de 31 de janeiro de 1956 a 31 de janeiro de 1961.

Na sua gestão foi criado o Serviços Autônomo de Água e Esgoto – SAAE e a Companhia Telefônica do município com 400 linhas, com serviço semiautomático, que foi absorvido posteriormente pela Telasa. Também durante a sua administração, Penedo passou a ser a primeira cidade do interior alagoano a receber a energia elétrica da hidrelétrica de Paulo Afonso.

Dr. Hélio Lopes ocupou ainda outros cargos, como presidente da Companhia de Educandário Gratuitos de Penedo, provedor da Santa Casa de Penedo, Superintendente da SUAVAL, Secretário de Saúde e Serviço Social e Deputado Estadual, por exemplo.