A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), responsáveis pela coordenação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/SE), deram início nesta segunda-feira, 21, ao I Encontro do Curso de Formação PNAIC/SE 2016/2017.
As atividades do Seminário de Formação PNAIC/SE, que estão sendo realizadas na Cidade Universitária Professor José Aloísio de Campus (UFS-São Cristovão), foram oficialmente abertas pelo Reitor em exercício da UFS, André Mauricio Conceição, e pela diretora do Departamento de Educação da Seed e coordenadora de Comitê do Pacto, Gabriela Zelice, que no ato representou o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho.
O Seminário, que segue até a próxima quarta-feira (23) com a realização de palestras, mesas-redondas, atividades e oficinas práticas, tem o propósito de apoiar cerca de 3.000 professores, que atuam no ciclo de alfabetização em Sergipe, a planejarem as aulas usando os materiais e referências curriculares/pedagógicas ofertados pelo MEC às redes que aderiram ao PNAIC.
Com a presença de professores alfabetizadores, coordenadores regionais e locais, a primeira atividade do Seminário foi a realização de uma mesa redonda com a professora Doutora Ester Calland de Souza Rosa, coordenadora geral do PNAIC em Pernambuco.
Em sua conferência, coordenada pelo professor Doutor Paulo Heimar Souto (UFS) – coordenador geral do PNAIC/SE -, a professora Ester Calland fez uma abordagem do ciclo de alfabetização, com apontamentos a partir de pesquisas em turmas vinculadas ao Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa.
PNAIC em Sergipe
Sob a coordenação da professora Doutora Lívia Rezende Cardoso (UFS), os participantes do Seminário participaram na tarde desta segunda (21) de outra mesa redonda, na qual se debateram temas relacionados ao PNAIC, especificamente em Sergipe.
Participante desta mesa, a professora Gabriela Zelice abordou os impactos do PNAIC em nível estadual, apresentando dados, indicadores e experiências exitosas de projetos vinculados ao Pacto desenvolvidos em escolas da rede estadual.
De acordo com Zelice, para atendimento ao que está estabelecido pelo PNAIC, a Seed tem atuado, em parceria com os municípios, para que aja adesão ao Pacto e promovam a participação das escolas de sua rede de ensino nas avaliações realizadas pelo INEP, à exemplo da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) 2016, da qual todos os estudantes concluintes do 3º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas escolas da rede estadual e municipais, estão participando até a próxima sexta (25).
“O Pacto busca alfabetizar todas as crianças, no máximo até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, este é um compromisso formal assumido pelo Governo do Estado e pelos municípios, nos Planos Estadual e Municipais de Educação, que temos executado”, afirmou ela.
Oficinas
O Seminário tem continuidade nesta terça e quarta-feira, dias 22 e 23, com a realização da Formação Continuada PNAIC, uma atividade coordenada pelas professoras doutoras Roselusia Tereza de Morais Oliveira (UFS) e Marilene Santos (UFS). Em seu primeiro momento, na terça-feira, os participantes trabalharão o desenvolvimento de habilidades e competências para proceder a avaliação educacional, com a coleta de dados e análises.
No último dia do 1º Encontro, o Seminário realizará oficina para elaboração de proposta de coleta e análise de dados da alfabetização nas escolas. Esta formação é destinada a professores alfabetizadores, baseado no Programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas.
