Apreensões do Denarc em setembro superam todo ano de 2011
O Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc) apreendeu no mês de setembro deste ano 369,65 quilos de drogas. Deste total, 16,7 quilos de cocaína, 349,2 de maconha e 3,75 quilos de crack. Os números, que foram divulgados na tarde desta terça-feira, 9, apontam um crescimento considerável no número de apreensões. No mês passado foram apreendidas mais drogas do que durante o ano de 2011 todo, quando na oportunidade foram contabilizados 346,36 quilos de entorpecentes.
“Para se ter uma ideia, no mês de setembro de 2011 apreendemos 31,65 quilos de drogas. O acumulado do mês de setembro deste ano supera tudo que foi apreendido no ano passado”, destacou o delegado Fábio Pereira.
Além disso, segundo o delegado Marcelo Cardoso, direitor do Denarc, a unidade especializada registrou no Delegado Marcelo Cardosomesmo período 44 prisões de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, 49 indiciamentos e a conclusão de 38 inquéritos policiais. Também foram apreendidas quatro armas de fogo e nove veículos.
“Esses números são fruto do empenho dos servidores do Denarc que tem recebido o apoio da superintendente Katarina Feitoza e do secretário João Eloy na intensificação de combate ao tráfico de drogas em todo o Estado”, salientou o diretor do Denarc, delegado Marcelo Cardoso.
O delegado Fábio Pereira também aponta o apoio da população na formulação de denúncias que acabaram levando a prisão de traficantes em várias partes do Estado. No dia 17 de setembro deste ano, o Denarc cocainaapresentou à imprensa quatro traficantes que vinham de São Paulo para Aracaju com 15 quilos de cocaína. A prisão da quadrilha foi possível depois de denúncia anônima feita pelo Disque Denúncia (181) da Polícia Civil.
Outra parceria fundamental é a proximidade do Denarc com a Divisão de Inteligência Policial (Dipol). Dezenas de prisões já foram realizadas aliando o serviço de inteligência com o trabalho especializado dos policiais da unidade. O trabalho dos policiais militares e civis rendeu a apreensão de três quilos de cocaína de alta qualidade, mais conhecida como “escama de peixe”; e três quilos de crack no final de setembro.
Parcerias
Além disso, as constantes operações realizadas pelas diversas unidades das Polícias Civil e Militar contribuíram para o aumento das apreensões de entorpecentes em Sergipe. Somente no mês de julho, a Segurança Pública de Sergipe executou nove operações contra o tráfico de drogas, resultando na detenção de 67 pessoas, e na apreensão de sete veículos, sete armas de fogo, R$ 21.204,25 em dinheiro, 28 munições calibre 38, 12 munições de calibre 12, seis de calibre 32 e dois coletes antibalísticos.
