×

Sergipe

Saumíneo apresenta ações de SE durante III Fórum Nordeste

Na tarde de segunda-feira, 24, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, ministrou a palestra ‘Sergipe, o Nordeste que deu certo’, durante o encerramento do III Fórum Nordeste 2013. O evento, que aconteceu no Auditório da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), em Aracaju, surgiu um de uma parceria entre a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a FIES, o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e a Sedetec.

Em sua fala, Saumíneo Nascimento demonstrou dados referentes ao crescimento de diversos setores da economia sergipana, bem como a chegada de novas indústrias ao estado. Dentre as respostas referentes ao desenvolvimento de Sergipe, estão as reduções fiscais que geram competitividade entre os empresários.

Exemplificando, o secretário destacou os apoios fiscais ofertados pela Sudene que geram competitividade entre os empresários e a importância da energia para o desenvolvimento da Região. “Hoje a grande questão mundial é a energia e Sergipe vem acompanhando com projetos realizados no parque tecnológico do Estado. Isso é fundamental”,

Se referindo às opções de transporte, Saumíneo explica que Sergipe é diferente de muitos estados. “Aqui, muitos municípios, e até povoados, têm acesso através de rodovias. O Governo do Estado também está reformando e ampliando o aeroporto Santa Maria, com investimentos que somam mais U$ 300 milhões. Além da modernização do Porto, que também é uma temática que vem sendo discutida”, informa, destacando a importância dos gestores públicos pela dedicação, zelo, essenciais para o desenvolvimento de Sergipe.

O superintendente da Sudene, Paes Landim, concordou com a afirmação do secretário Saumíneo ao destacar que o êxito de Sergipe está diretamente relacionado à boa administração. “Sergipe soube fazer o dever de casa. Foi em frente e alcançou índices realmente elogiáveis em todos os aspectos. Por exemplo, 75% de crescimento no desenvolvimento nacional é um índice europeu. Essa conquista sergipana deve ser creditada a uma simples coisa: a uma decisão política que permeia todos esses resultados positivos de IDH, de crescimento de renda, índice de mortalidade infantil. Foi a decisão de colocar o planejamento como ferramenta de trabalho”, reflete.

Classificando o evento como positivo para a auto-estima do Estado, o governador Jackson Barreto, se mostrou satisfeito com os resultados e discussões apresentadas pelos palestrantes. “O mais importante, na minha observação, são os dados sociais da melhoria da qualidade de vida do nosso povo, da geração de emprego, de oportunidades, do crescimento econômico do povo sergipano e das políticas públicas do Governo Federal, do Governo do Estado, a partir do governo Marcelo Déda”, diz.

Segundo o governador, o foco do Governo permanece na mesma linha, de diminuir a pobreza e acabar com a extrema pobreza, inserindo no mercado de trabalho uma grande parcela de sergipanos. “Nosso estado vem sendo olhado de forma diferenciada pelos investidores. Eu acho que a Sedetec, junto com a Codise, estão fazendo o seu papel e estão sendo reconhecidos. Esse fórum da Sudene nos estimula a continuar nessa caminhada. O fundamental para o governante é chegar e receber informações que o Estado está gerando emprego e melhorando a qualidade de vida. Evidente que neste particular, a Sedetec tem uma importância”, expõe o governador .