×

Sergipe

Saúde se prepara para ações de prevenção durante o carnaval

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio da gerência do programa de DST/Aids, continua ativa na distribuição do material informativo e de prevenção que será utilizado, no período do carnaval, para conscientizar sergipanos e turistas sobre as doenças sexualmente transmissíveis. A campanha traz como tema “A vida é melhor sem Aids. Proteja-se! Use sempre a camisinha!” e estima-se que sejam entregues 100 mil preservativos nos dias de folia.

Além da distribuição do material, a SES tem feito orientações aos profissionais de saúde dos municípios sobre as estratégias de abordagem aos foliões, que podem ser feitas durante a festa, além do apoio aos Blocos da Prevenção. “Levaremos o ‘Camisildo’ para os municípios que colocarão o bloco nas ruas e já começamos a distribuição dos abadás”, disse o gerente do programa estadual de DST/Aids, Almir Santana.

A SES também dará suporte aos tradicionais blocos que sairão nos bairros da capital, além das festas em associações de moradores e outras entidades. No período carnavalesco, a equipe da gerência de DST/Aids visitará alguns municípios para reforçar a ação de prevenção.

“Fechamos parceria com Itabaianinha, Brejo Grande, Cumbe, Laranjeiras, Umbaúba, Simão Dias, Rosário do Catete, Santana do São Francisco e Siriri. Até o fim da semana, acreditamos que fecharemos com mais cidades”, ressalta.

Aids em números

Desde 1987, Sergipe registrou 3.099 casos de Aids e 1042 óbitos. A estimativa é que, hoje, seis mil pessoas vivam com a doença. Desses, 91 são crianças diagnosticadas com HIV e 21 já foram a óbito. Os números de Sífilis, somente em 2012, somaram 310 em gestantes e 339 com Sífilis Congênita.