Saúde reforça apoio institucional junto às unidades do município
Empenhada em promover uma gestão mais participativa com os servidores da saúde do município, a Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início, esta semana, à realização de visitas técnicas de apoio institucional. A primeira iniciativa neste sentido aconteceu na Unidade de Saúde Durval Cortez, localizada no bairro do Prado, mas se estenderá a todas as unidades até o final de mês de outubro.
Segundo a coordenadora de Atenção Básica, Rosivânia Nascimento, o apoio institucional é uma ferramenta de aproximação entre a gestão e o serviço, que visa estreitar a comunicação e a relação interpessoal entre os membros da equipe, promovendo um maior entendimento acerca dos processos de trabalho e fortalecendo o desempenho das unidades.
“A ideia é adotar um modo de agir com mais diálogo, buscando ouvir o que os servidores da saúde tem a sugerir para melhorar os serviços, garantir resolutividade às ações e assegurar a satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde no município”, disse Rosivânia.
A coordenadora explica que a primeira etapa desse procedimento consiste na facilitação dos processos locais de planejamento da equipe de saúde, por meio de um instrumento de diagnóstico e avaliação do processo de trabalho.
Na visita à US Durval Cortez, houve a identificação prévia de um diagnóstico situacional da principal demanda e da abrangência territorial entre os pontos, referentes aos serviços prestados na unidade. O produto final será um plano de ação elaborado pela própria equipe, com proposições de melhorias dos serviços disponibilizados à população.
