×

Alagoas

Saúde realiza ação educativa e testagem rápida para hepatites virais em Maceió

Testagem rápida auxilia no diagnóstico e tratamento de hepatites virais

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, nesta segunda-feira (11), ações educativas voltadas para a prevenção de hepatites e a oferta de testes rápidos na sede da Justiça Federal de Alagoas, na Serraria. A atividade faz parte dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos em alusão à campanha nacional Julho Amarelo – mês de luta contra as hepatites virais.

Ao longo do mês, diversas ações estão sendo realizadas pelos profissionais da Saúde de Maceió com o objetivo de intensificar o combate às hepatites B e C, incentivando a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças.

A técnica da coordenação de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, Teresa Carvalho, falou sobre os trabalhos que vêm sendo realizados.

“Na campanha Julho Amarelo todas as unidades de saúde intensificam as ações educativas voltadas para a prevenção de hepatites e a oferta de testes rápidos. O programa IST HIV/Aids e Hepatites Virais também atende demandas de instituições e empresas para realizar ações educativas e de testagem para seus colaboradores, a exemplo da Justiça Federal, onde o setor de saúde mobilizou os servidores para adesão à campanha”, explicou.

Andreia Souto, supervisora da Seção de Saúde da Justiça Federal em Alagoas, falou sobre a realização do trabalho no órgão.

“O combate começa pela conscientização sobre a doença e importância de prevenção do contágio e vacinação. A SMS de Maceió proporcionou cooperação técnica para testagem de hepatites B, C e sífilis e HIV aos servidores desta seção judiciária pelo segundo ano consecutivo, contribuindo com a meta de erradicar as hepatites B e C até 2030”, relatou.

De acordo com a técnica Teresa Carvalho, quando os usuários são testados positivos recebem orientações para procurar a assistência especializada no PAM Salgadinho, Hospital Universitário ou Hospital Helvio Auto ou atendimento da rede privada caso a pessoa tenha acesso.

“A assistência farmacêutica prestada aos pacientes com hepatites virais B, C e coinfecções passarão a ser realizadas nas Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM’s), presentes nos três Serviços de Assistência Especializada (SAE’s) localizados na capital”, informou.