×

Alagoas

Saúde promove oficina para implantação do projeto Vidas Paralelas

O objetivo do Vidas Paralelas é promover uma interação do trabalhador com a cultura e a saúde.

O Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promove a partir desta quarta-feira (12) uma oficina para implantação do projeto Vidas Paralelas. A ação faz parte de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Cultura para a formação de uma rede de apoio para implantação do projeto.

O evento, que prossegue até sexta-feira, será realizado das 8h às 18h, no laboratório de informática do curso de Medicina, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A oficina contará com a participação de Diego Hoefel, graduado em Cinema e Juliane Peixoto, graduada em Comunicação Social.

“Trata-se de uma oficina de fotografia, vídeo e inserção digital destinada à rede de apoio. Essa oficina será realizada com o intuito de apresentar a metodologia do projeto, para que ela possa ser utilizada ao longo das fases seguintes pelos integrantes locais da rede”, disse a diretora de Vigilância à Saúde do Trabalhador da Sesau, Gardênia Santana.

O objetivo do Vidas Paralelas é promover uma interação do trabalhador com a cultura e a saúde e a dar mais visibilidade ao mundo do trabalho, por meio das expressões artísticas e culturais da classe trabalhadora.

Em Alagoas, a rede de apoio será formada por representantes do Cerest estadual e regionais de Maceió, Santana do Ipanema e Arapiraca; Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador do Estado e de Arapiraca; um professor universitário, responsável pelo projeto de extensão; um educador popular e um representante da área cultural.

O projeto Vidas Paralelas já foi implantado em 18 estados brasileiros, funcionando como uma rede de facilitadores do processo de apoio, com atuação nem sempre direta, mas responsável pela mediação de conflitos e de informação para o desenvolvimento do projeto.