Profissionais da saúde (médicos e enfermeiros) participam na próxima segunda-feira (30) de uma capacitação para Atenção Básica em Hipertensão, Diabetes e Doença Renal Crônica, que será realizada pela Gerência de Núcleo de Atenção à Saúde de Grupos Específicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A ação contará com a participação da técnica do Ministério da Saúde Sonia Dantas, que irá abordar a Política Nacional de Hipertensão e Diabetes. O evento acontecerá no Hotel Enseada, das 8h30 às 17h.
A capacitação é destinada aos médicos e enfermeiros de 78 municípios que integram as microrregiões de saúde (3ª, 4ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª, 12ª e 13ª). O evento tem como finalidade a atualização desses profissionais para melhorar a qualidade da atenção integral aos portadores de hipertensão e diabetes.
Segundo a gerente de Núcleo Técnico de Atenção à Saúde de Grupos Específicos, Ana Porto, a capacitação também faz parte das ações na área de hipertensão e diabetes como estratégia para apoiar as atividades municipais no âmbito da atenção básica, atuando em parceria para implementação das ações estabelecidas na Política Nacional de Atenção Integral ao Hipertenso e Diabético.
Palestra – A capacitação contará com palestra sobre a Política Nacional de Saúde do Homem, que será ministrada pelo médico geriatra e gerente do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem da Sesau, Marcos Martins; o endocrinologista Edson Perrotti irá falar sobre o diabetes; a médica Ivana Pita, da área de Saúde do Idoso da Sesau, irá proferir palestra sobre doença renal crônica.