×

Maceió

Saúde promove ação educativa durante o São João de Maceió

Coordenadora Sandra Gomes distribui preservativos para jovens, durante São João de Maceió

Festejar com responsabilidade. Esse foi o lema da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que esteve presente todas as noites, por meio da Coordenadoria do Programa de DST Aids e Hepatites Virais, realizando intervenções no São João de Maceió, no bairro de Jaraguá. Durante os dias de festa, um grupo de 10 técnicos fez a distribuição de preservativos (masculino e feminino), gel lubrificante e material educativo, além de orientar o público sobre a necessidade de usar preservativos nas relações sexuais.

De acordo com a gestora da Coordenação, Sandra Gomes, ações como essa são imprescindíveis nos períodos festivos. “Os índices de doenças sexualmente transmissíveis são assustadores e o trabalho da coordenação tem como objetivo, além de diagnosticar e encaminhar para o tratamento, atuar para o não crescimento desses índices”, disse ela.

“Para os períodos festivos sempre estamos com ações volantes. Entendemos que durante essas festas, a exemplo do São João e Carnaval, as pessoas aumentam o consumo de bebidas alcoólicas, tem também os que fazem uso de substancias ilícitas e, infelizmente, tendem a relaxar no que diz respeito à necessidade do uso de preservativos”, reforçou Sandra Gomes.

A Coordenação do Programa de DST Aids e Hepatites Virais fica no bloco 1 do PAM Salgadinho e oferece gratuitamente o teste rápido para detectar o vírus do HIV, Aids, sífilis e as hepatites B e C. Após o resultado que é dado em 20 minutos, o paciente é recebido por um psicólogo ou assistente social que faz o aconselhamento, seja o resultado positivo ou negativo. Os serviços do Bloco I funcionam todos os dias, manhã e tarde, de segunda a sexta-feira.

“Só em 2014 já recebemos 57 novas notificações sobre pessoas infectadas com o vírus e três casos de Aids confirmados. Dessa forma, entendemos que toda forma de conscientização é essencial”, complementou a coordenadora.