×

Alagoas

Saúde: Profissionais alertam sobre os cuidados com a memória


A boa memória e a saúde mental são essenciais para a qualidade de vida. E pensando nisso a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apresenta dicas que podem ajudar a manter uma boa saúde cognitiva. Profissionais orientam que o estímulo intelectual ajuda a prevenir problemas.

Elen Arruda, médica geriatra do setor de saúde do idoso da Sesau, explica que com o envelhecimento ocorre uma diminuição natural no número de neurônios e na capacidade de aprender novas habilidades.

“Essa diminuição é natural, mas não interfere na funcionalidade e na inteligência das pessoas”, explicou a médica lembrando que o importante é manter um estilo de vida saudável e intelectualmente estimulante.

A idade avançada também aparece como um fator de risco para o aparecimento de demências como o Alzheimer. A geriatra relatou que a partir dos 60 anos o número de pessoas com essa patologia é de 1%.

“Esse número dobra a cada cinco anos, o que coloca a idade como o principal fator de risco”, explicou. “Estudos indicam que quanto maior a reserva cognitiva de uma pessoa menor a chance do aparecimento de demência”, destacou a especialista.

Outra dica importante é a manutenção de uma dieta balanceada e de exercícios físicos regulares. A médica lembrou que a idade contribui, ainda, o surgimento de problemas cardiovasculares que podem provocar Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).

“Ler muito, praticar exercícios, manter uma dieta balanceada e buscar atividades estimulantes como artes são essenciais para a boa saúde do corpo e da mente principalmente na terceira idade”, reforçou a médica.

No Brasil, de acordo com informações do DataSUS referentes ao ano de 2012, cerca de 10,9 % da população é formada por idosos. “Existe uma previsão que em 10 anos o Brasil seja o 6º do mundo em número de idosos, por isso é importante que todos busquem uma vida mais saudável para garantir uma velhice mais tranquila”, ressaltou Elen Arruda.