×

Sergipe

Saúde pede apoio da SSP para obter possíveis doadores de órgãos

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, acompanhado de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), esteve reunido na última sexta-feira, 11, na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com o secretário João Eloy e a equipe do Instituto Médico Legal (IML). Durante a reunião, o secretário de Saúde pediu a colaboração do órgão na liberação e comunicação de óbitos potenciais para retirada de órgãos visando transplantes, principalmente córneas.

Além disso, representantes das secretarias definiram por firmar um termo de cooperação entre as duas pastas para que aumente o número de doadores e transplantes. O termo vai gerar um protocolo de ações que será seguido por técnicos das duas secretárias quando houver um doador em potencial.

Transplantes de órgãos em SE

Com objetivo de otimizar o serviço, no último dia 21 de fevereiro, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, esteve reunido com representantes a equipe técnica da SES para discutir toda a cadeia que envolve o serviço de transplantes, que vai desde a abordagem com a família até o procedimento realizado.

O assunto veio à tona na ocasião da visita do ministro Alexandre Padilha à Aracaju, no último dia 12, quando aconteceu uma palestra do coordenador executivo da Capacitação e Desenvolvimento de Novos Centros de Transplantes e pioneiro em transplantes de fígado no Brasil, o médico Silvano Raia.

Durante a palestra, ele disse que Sergipe, embora tenha uma grande capacidade técnica e instrumental na área de transplantes de órgãos e médicos qualificados, sobretudo no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), ainda tem números insatisfatórios.

Em 2007, foram realizados em Sergipe 82 transplantes; 73 em 2008; 120 em 2009; e 60 em 2010. Os transplantes são coordenados pela Central de Transplantes de Sergipe, que faz parte do Sistema Interfederativo de Acesso Universal, sendo vinculada à Diretoria de Gestão de Sistemas da SES, e viabiliza os transplantes de córnea, coração, rim e osso.