×

Maceió

Saúde mental: usuários dos Caps apresentam resultados de oficinas

As experiências exitosas realizadas pelas equipes dos cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Maceió foram apresentadas de forma lúdica, na terça-feira (16), num grande evento realizado no Teatro Deodoro, evidenciando para a sociedade os avanços da área de saúde mental no município.

Promovido pela Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o evento – que ganhou o apropriado nome de “Superação” – reuniu usuários, familiares, profissionais dos Caps e de outras instituições da área de saúde mental, além de acadêmicos, num grande momento de integração, reforçando assim os resultados positivos das oficinas terapêuticas desenvolvidas pelos oficineiros e profissionais da área na rede pública de saúde.

“Planejamos um evento que garantisse visibilidade ao trabalho realizado pelos oficineiros e também às atividades desenvolvidas pelos Caps no acolhimento dos usuários, mas constatamos que ele foi muito além disso, proporcionando uma intensa troca de experiências e a descoberta de potencialidades que só precisavam ser estimuladas”, afirma a coordenadora de Saúde Mental do município, Tereza Tenório.

Iniciado à tarde, o evento proporcionou aos participantes momentos de grande emoção, com as apresentações de capoeira, exposição de artesanato, pastoril, da banda de percussão Batuque do Mundaú e de uma performance teatral, que destacou a vivência dos usuários dos Caps de Maceió. A exposição de fotografias – que permanece no hall de entrada do Teatro Deodoro até o final deste mês – também foi destaque, representando o olhar do usuário do Caps sobre a capital alagoana.

Um vídeo-documentário sobre a evolução dos pacientes dos Caps, construído com o depoimento de seis ex-usuários que encontraram na oficina de teatro a ferramenta para superarem suas dificuldades, voltando a se inserir na sociedade também foi exibido.
Uma noite cultural para os usuários do Caps AD. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Uma noite cultural para os usuários do Caps AD.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Ao final, a secretária municipal de Saúde, Sylvana Medeiros, recebeu como homenagem um quadro com uma das fotos captadas pelos usuários dos Caps. Homenagem semelhante também foi feita ao presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Kelman Vieira, que tem tido uma atuação bastante representativa em defesa das questões da área de saúde mental.

Construído com o empenho das equipes dos Caps e captação de recursos através de rifas, bazares e doações, o evento “Superação” deverá se transformar numa atividade prática da Saúde Mental. “Avaliamos que o evento foi uma grande realização e pretendemos incluí-lo no nosso planejamento anual, pois pudemos constatar que ele tem potencial para ser uma grande contribuição para o fortalecimento e ampliação da rede de atenção à saude mental”, ressalta Tereza Tenório.

Os Caps são instituições que objetivam a substituição dos hospitais psiquiátricos – antigos hospícios e manicômios – e de seus métodos para cuidar dos diferentes problemas psiquiátricos e dependência química (álcool e outras drogas). Esses centros são unidades de saúde que contam com uma população específica e que oferecem atendimento de cuidados intermediários entre o regime ambulatorial e a internação em um, dois turnos e até 24horas, a depender do caso, por uma equipe multiprofissional .

Os Caps também funcionam como porta de entrada da rede de serviços para as ações relativas à saúde mental. Maceió conta com o atendimento de cinco Caps.

Caps-AD Everaldo Moreira – O único que funciona 24 horas e atende usuários de álcool e outras drogas. Rua Virgínio de Campos, s/n Farol 3326-5502

Caps Sadi Carvalho – o segundo mais antigo da capital com 15 anos de existência. É destinado ao atendimento de pessoas com transtornos mentais,, como Transtorno Bipolar do Humor, Esquizofrenia e Depressão crônica. Rua Dr. Osvaldo Cruz, s/n Chã de Bebedouro 3315- 5433

Caps Rostan Silvestre – Direcionado a pacientes com mais de 18 anos, o centro atende pessoas com transtornos mentais diversos e autistas adultos. Rua José Maia Gomes, s/n Jatiúca. 3337- 4867

Caps Noraci Pedrosa – o mais antigo da capital, funcionando há 17 anos. Funciona de segunda a sexta-feira, de 8h até 17h, e atende a toda demanda do 5º distrito sanitário da capital. Atende a uma média de 800 pessoas com transtornos mentais. Conjunto José da Silva Peixoto Rua “G”, Quadra D-7, Jacintinho 3315-5399

Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira – Destinado ao publico infantojuvenil, atende mais de 235 pessoas na faixa etária de 04 a 17 anos, sendo os pacientes autistas ou que sofrem algum transtorno mental. Avenida Getúlio Vargas, s/n Conjunto José Tenório: 3315-2404.