×

Maceió

Saúde Mental recupera e ressocializa dependentes de álcool e drogas

A Coordenadoria de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atua na reinserção social e profissional de dependentes de álcool e outras drogas. Depois de dois anos no Caps AD Everaldo Moreira, o agente de serviços gerais Benedito Antônio da Silva, de 49 anos, superou a dependência do álcool e voltou a ter uma vida longe do vício.

Ele relembra sem saudade do período em que era viciado em bebidas. Benedito conta que chegou a tomar álcool de posto de combustível, chegava bêbado ao trabalho e só não era descoberto porque alguns amigos o ajudavam. Mesmo assim, por causa do vício, terminava perdendo o emprego. Ele conta que chegou a tomar um litro de vodka num dos trabalhos que também perdeu.

Benedito ficou viúvo aos 30 anos e tem duas filhas, uma de 23 e outra de 25 anos. Começou a beber muito cedo, com os amigos. “No início, foi jurubeba com refrigerante. Ficávamos ali horas e adentrávamos a madrugada, jogando conversa fora e bebendo”, recorda.

O que, inicialmente, parecia ser apenas um momento de prazer com amigos, dominou sua vida. Hoje, quando olha para suas mãos, sente imensa alegria por não mais tremer. “Eu tremia todo; muitas vezes, nem conseguia pegar um objeto, meu corpo também tremia muito”.

Cansado dos fracassos por conta do vício, Benedito acordou um dia com vontade de procurar um CAPs para recuperação. “Fiquei impressionado com os depoimentos das pessoas que estavam ali, tentando a cura. Vi que tinha muita gente numa situação pior do que a minha, e tive muito medo de um dia ter pra contar o que aquelas pessoas contavam; disse para mim mesmo que a partir dali, estava decidido a mudar de vida”.

E Benedito conseguiu. Além de fazer tudo que o tratamento exigia, participou de oficinas, atendimento em grupo com psicólogos e atendimento individual com psiquiatras, entre outras ações para usuário em tratamento.

Ele envolveu-se com afinco nas questões de saúde mental, ajudou colegas e amigos que fez no CAPs. Sua perseverança, disciplina e coragem ajudaram Benedito; ele conseguiu um cargo comissionado na coordenadoria de serviços gerais da SMS, onde está há dois anos.

Benedito fez curso de hidroponia e informática. Com habilidade para o artesanato, faz panelas de barro e de material autossustentável. E quando pode, sai à cata de restos de construção, pneus, pedaços de mármore, casca de coco, ente outros. Com isso, ele faz pufs, mosaicos e souvenirs de coqueirinho com a casca do coco, etc.

Livre do vício do álcool, casou de novo com uma mulher que já tinha filhos e netos, que Benedito diz amar como se fossem dele. “Já dormi na rua, sentado ao lado de um vaso sanitário; já pegue no sono agarrado com um cachorro”, lembra Benedito, antes de confessar que tinha vergonha de si mesmo e das filhas, com quem tenta reatar os laços perdidos. “Sinto raiva de mim pelo tempo que perdi, porque é muito bom estar sóbrio”, afirma, sobre a recuperação.