A Coordenação de Saúde Mental da Secretária Municipal de Saúde (SMS) organizou, para a próxima semana um passeio terapêutico para os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Maceió. Os profissionais de cada unidade vão levar seus pacientes para conhecer a Expoagro 2014, realizada no Parque da Pecuária, no Trapiche.
O evento, consolidado como a maior e mais importante exposição do agronegócio de Alagoas, começou no dia 24 de outubro e termina no dia 02 de novembro. Na programação a realização de nove leilões, exposição de animais, palestras e fazendinha destinada ao público infantil.
Dia 28/10 (terça-feira) – visita dos usuários do Caps Ad Everaldo Moreira (álcool e drogas)
Dia 29/10 (quarta-feira) – visita dos usuários dos Caps Rostand Silvestre e Sai Cabral (adultos com transtornos mentais e autismo)
Dia 30/10 (quinta-feira) – visita dos usuários do Capsi (destinado crianças e menores de 18 anos)
Dia 31/10 (sexta-feira) – visita dos usuários do Capsi Noraci Pedrosa (jovens e adultos transtornos mentais)
Os Caps são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia e oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu território, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida cotidiana de usuários e familiares.
Conheça os tipos de Caps no Brasil:
Caps I – Serviço de atenção a saúde mental em municípios com população: de 20 mil até 70 mil habitantes. Existem 788 unidades no país.
Caps II – Serviço de atenção a saúde mental em municípios com população: 70 mil a 200 mil habitantes. Existem 424 unidades no país.
Caps III – Serviço de atenção a saúde mental em municípios com população: 200 mil habitantes . Existem 56 unidades no país.
Caps ad – serviço especializado para usuários de álcool e drogas. (de 70 mil a 200 mil habitantes). Existem 268 unidades no país.
Capsi – serviço especializado para crianças, adolescente e jovem (até 25 anos). Acima de 200 mil habitantes. Existem 134 unidades no país.
