Saúde leva Centro de Testagem ao Projeto ViraVida
A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Programa DSTs/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nessa terça-feira (01), uma ação educativa pela passagem do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Foram realizados cem Testes Rápidos (TR) com os jovens do Projeto ViraVida , criado há sete anos para apoiar meninos e meninas, com idade de 16 a 21 anos, que sofreram violência sexual.
O projeto foi criado pelo Conselho Nacional do Sesi em 2008 e tem como meta educar e reduzir a vulnerabilidade dos jovens contraírem o vírus da AIDS.
Durante todo o dia a equipe da CTA fez testes de identificação dos vírus do HIV, a AIDS, Sífilis, Hepatite B e C. O resultado saiu em 30 minutos, O psicólogo da equipe fez o acolhimento do paciente testado e explicou como funciona o tratamento, no caso de ter havido algum diagnóstico positivo.
O projeto ViraVida utiliza uma tecnologia de intervenção social. O programa oferece aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver suas habilidades para alcançarem a transformação em suas vidas por meio da inserção no mercado de trabalho. O objetivo é o de garantir os direitos e elevar a autoestima dos jovens, criando as condições necessárias para que alcancem a autonomia e o desenvolvimento pleno de suas vidas.
O processo socioeducativo é desenvolvido em parceria com a Rede Nacional de Proteção das Crianças e Adolescentes e com as instituições que compõem o Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senat, Sebrae e Sescoop). Os cursos realizados combinam formação profissional e educação básica, além de atendimento psicossocial, médico e odontológico.
