×

Sergipe

Saúde intensifica as ações da Campanha de Vacinação contra a gripe

A equipe da Unidade de Saúde Carlos Fernandes de Melo promoveu na tarde desta terça-feira, 19, uma ação de imunização no Residencial Vitória da Resistência, no Lamarão, que contou com o apoio das alunas de Enfermagem da Faculdade Estácio Fase para a aplicação da vacina nesta comunidade. O público alvo da imunização é gestantes, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, crianças entre seis meses e cinco anos, doentes crônicos e puérperas, ou seja, mulheres que deram a luz há 45 dias.

Segundo a gerente da Unidade de Saúde Carlos Fernandes de Melo, Bartira Fraga, essa ação é para levar a vacina nessa comunidade que se encontra um pouco distante da unidade de saúde da região. “Percebemos que o acesso para alguns deles é um pouco distante, por terem filhos pequenos, por terem idosos nessa região, então resolvemos trazer nossa equipe para facilitar a vida dessas pessoas e cumprirmos nossa missão de imunizar todos aqueles que correspondem ao perfil da vacina. Em três horas de atendimento, já conseguimos vacinar em torno de 40 pessoas e esperamos vacinar muito mais”, informou a coordenadora.

Muitas mães aproveitaram a oportunidade para vacinar seus filhos, uma delas foi Luzia Silva Araújo, mãe de quatro filhos e grávida do quinto. “Graças a Deus que eles vieram vacinar a gente aqui, como eu iria com esses meninos todos? A gente tem que vacinar mesmo que é para eles não ficarem doentes, como diz o povo, é melhor prevenir do que remediar”, comentou dona Luzia Silva Araújo.

O professor de Enfermagem da Faculdade Estácio Fase disse que recebeu o convite para colaborar e ficou muito contente de poder levar os alunos a campo. “É importante que eles tenham essa vivencia com a comunidade e possam colocar em prática o que aprenderam na universidade”, disse o professor.

A estudante de Enfermagem, Berla Santos Cruz, concordou com o professor e salientou a importância de parcerias como essa, onde o aluno tem a possibilidade de está mais perto da comunidade. “Para nós estudantes é muito bom parcerias assim, pois podemos conhecer melhor o que pensa a comunidade, sua dificuldade e saber como vamos trabalhar nas comunidades, é colocar em prática tudo que estamos aprendendo”, salientou a estudante.

A gerente da Unidade de Saúde Carlos Fernandes de Melo, Bartira Fraga, informou que a comunidade do Lamarão pode e deve ir tomar a vacina contra gripe, nas unidades de saúde espalhadas pela capital, pois a vacina vai até o dia 22 de maio.