Encontro acontece nesta quarta, 26, às 9h, no Caic da Ufal, no Tabuleiro
A coordenadoria do Programa de Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta quarta-feira (26), uma programação diferente para usuários das dezessete unidades de saúde que integram o 7º Distrito Sanitário da capital (parte alta da cidade). O encontro começa às 9h, no Caic da Ufal, no Tabuleiro dos Martins, sede do respectivo distrito. Esse evento é destinado àqueles que estejam em tratamento da tuberculose e aos que desejem saber mais sobre a doenças, seus sintomas e agravos.
Segundo a coordenadora do Programa de Tuberculose da SMS, Taciana Almeida, os usuários presentes vão poder ouvir palestra sobre a doença, trocar experiências e tirar dúvidas sobre o tratamento. “Hoje temos cerca de 500 pessoas aqui na região do 7º distrito, fazendo tratamento da tuberculose”, estima Taciana.
A coordenadora ressalta que durante toda essa semana, quando se comemora o Combate à Tuberculose, a equipe do programa irá fazer visitas às unidades e verificar se está acontecendo uma ampla divulgação das causas, sintomas e tratamento da doença.
Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, podendo também ocorrer em outros órgãos do corpo. No geral, a doença é causada por uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK).
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e que podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da doença.
Alguns pacientes não exibem nenhum indício da tuberculose, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria dos infectados com tuberculose, os sinais e sintomas mais freqüentemente descritos são: tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando- e, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza e prostração.
O tratamento da tuberculose à base de antibióticos é 100% eficaz, no entanto, não pode haver abandono. A cura da tuberculose leva seis meses, mas muitas vezes o paciente não recebe o devido esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo.
