Natal Solidário da Sesau levou presentes e muita alegria a idosos e crianças
Não importa a idade, os sonhos e desejos permanecem, mesmo os mais simples. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) distribuiu presentes para instituições filantrópicas de Maceió, trazendo alegria e felicidade às crianças e idosos.
As doações, realizadas pelos servidores, por meio da Árvore da Solidariedade, foi coordenada pela Gerência Executiva de Valorização de Pessoas (GEVP), na qual os funcionários escolheram os presentes a partir de cartões com nome e idade das crianças e idosos, que estavam pendurados na árvore.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, é gratificante participar dessa iniciativa que traz alegrias às crianças e idosos, nesse período próximo ao Natal, o que demonstra a solidariedade e o comprometimento dos servidores que fazem a Sesau.
“O trabalho desenvolvido nessas instituições é muito bonito e, infelizmente, a sociedade não conhece a realidade dessas pessoas, que, na sua maioria, foram praticamente abandonadas por suas famílias. E cabe a nós, na condição de gestores públicos, contribuir e diminuir o sofrimento dessas pessoas. Fiquei muito emocionado com a recepção das crianças e idosos, que receberam os presentes e retribuíram com um grande sorriso no rosto. São esses pequenos gestos que fazem a diferença no dia a dia e trazem felicidade a nossa vida”, afirmou o secretário.
A assessora técnica da Sesau, Cristiane Oliveira, explicou que a Árvore da Solidariedade foi uma forma de acolher as crianças e idosos, às vésperas das festas de fim de ano. De acordo com ela, a GEVP teve o cuidado de procurar nas instituições o que era mais necessário, e os itens mais pedidos foram fraldas geriátricas, kits de higiene pessoal (shampoo, condicionador, sabonete, desodorante, escova de dente, creme dental e hidratante), além de roupas e calçados.
“Isso deu mais proximidade aos ‘padrinhos’, inclusive eles ficaram à vontade para dar o presente. Muitos deram além do que foi pedido, fazendo com que os idosos e as crianças se sentissem mais bonitos e com a autoestima elevada”, destacou.
De acordo com a diretora Maria José de Melo, do Lar São Francisco de Assis, no bairro Serraria, as doações foram fundamentais para a instituição e para a felicidade dos abrigados.
O lar abriga 77 idosos, 51 homens e 26 mulheres, que chegaram por diferentes motivos. Alguns foram encaminhados pela assistência social, outros devido a maus tratos que sofriam. Há também os que estão porque perderam seus filhos ou têm uma condição de saúde delicada, que exige um alto grau de cuidado diário.
“Para eles, é uma sensação de gratidão com as pessoas. Precisamos ter ajuda da sociedade. Uma ação como esta, com tudo planejado, com dedicação das pessoas, que gastam tempo e dinheiro, é gratificante”, agradeceu a diretora.
Agenor Coutinho de Araújo, conhecido como Nonô do Coco, de 64 anos, que está no abrigo há mais de um ano, considerou a ação uma antecipação do Natal e elogiou a iniciativa da Sesau.
“A gente fica muito tempo aqui e esse tipo de evento ajuda a alegrar o ambiente, deixando os pacientes felizes. Não esperava, de jeito nenhum, ganhar um presente. Animou bastante o dia de todo mundo, principalmente o meu”, afirmou, sorridente, fazendo questão de interagir com o gestor da pasta estadual, com canções do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
A coordenadora técnica do Lar da Menina, Rafaela Nascimento, no bairro Gruta de Lourdes, destacou que a iniciativa é uma forma de acolher as crianças adolescentes, de seis a 15 anos que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social, às vésperas das festas de fim de ano.
“Nesse período de Natal é comum as famílias ficarem sensibilizadas. A Sesau está de parabéns em valorizar e acolher essas meninas, proporcionado um Natal de harmonia e bem-estar. Receber carinho, amor e atenção são o que elas mais precisam, visto que moram em áreas de grande instabilidade social e têm seus laços familiares fragilizados”, destacou.
Tainá Gomes, de 15 anos, se emocionou com a entrega do presente e ficou surpresa com a visita da Sesau. “Representa muito para nós essa demonstração de carinho e também parte da equipe, que cedeu um tempo para nos visitar. Fiquei muito contente com a roupa nova que eu ganhei, e isso tem um valor inestimável”, disse a garota, com o sorriso de orelha a orelha.
