A Coordenação de Atenção à Saúde do Trabalhador (Cast), que faz parte da Diretoria de Vigilância em Saúde, notifica diariamente as ocorrências relacionadas aos acidentes de trabalho, denúncias trabalhistas e óbitos relacionados ao trabalho. Durante o mês de maio, foram registradas 57 notificações em Aracaju.
De acordo com a coordenadora de Atenção à Saúde do Trabalhador, Karla Magaly, as informações são captadas através das denúncias e das notícias que são passadas na mídia. “Nós temos um profissional que é responsável por captar todos os dados. Diariamente é feito um levantamento do que passou na mídia e que envolve as questões trabalhistas. Os mais comuns são doenças ou acidentes relacionados ao trabalho e as denúncias trabalhistas, que envolvem más condições de trabalho, violência no trabalho, ou a LER/DORT e até mesmo algum tipo de câncer relacionado ao tipo do trabalho”, afirma.
A coordenadora ainda destaca que, após realizar o relatório com todas as notificações, a equipe fica sempre atenta com as empresas que estão envolvidas para orientar sobre os cuidados. “Nós realizamos um trabalho educativo, após as ocorrências, nós visitamos os locais de trabalho para orientar as empresas ou as fábricas, por exemplo, para alertar sobre as condições ruins de trabalho naquele local”, diz.
Já a responsável pela captação dos dados, Heline Nascimento, explica que quando acontece algum óbito, a equipe procura o IML para confirmar o tipo do óbito e saber se o motivo foi trabalhista. “Em maio nós não notificamos óbito relacionado ao trabalho, mas registramos duas denúncias de más condições de trabalho e também notificamos 55 ocorrências sobre informações gerais em saúde do trabalhador”, ressalta.
