×

Alagoas

Saúde discute campanha alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco

No dia 31 de maio, o Governo do Estado lançará uma campanha multimídia sobre os perigos do tabagismo. A ação, que acontece em alusão ao Dia Mundial Sem Cigarro, será tema de uma reunião realizada nesta terça-feira (23), na sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), a partir das 9h, em Maceió. O encontro será destinado aos gestores e técnicos da Saúde, além de representantes de instituições públicas e privadas.

A campanha tem o objetivo de esclarecer a população sobre os riscos do tabagismo, que é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e considerado pelo Ministério da Saúde como sendo a principal causa evitável de óbito no Brasil.

“Este ano, a ação será centralizada na questão da publicidade, promoção e patrocínio pela indústria do cigarro”, explicou a diretora de Promoção à Saúde, Eliana Padilha.

Já a coordenadora estadual do Programa de Controle do Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, esclareceu a importância do tema da campanha, escolhida pela Organização Mundial de Saúde, afirmando que historicamente a indústria do cigarro tem trabalhado para associar a imagem do fumante ao glamour, à rebeldia e à sedução, especialmente entre os jovens.

“O combate à publicidade tabagista é imprescindível para a redução do número de mortes causadas pelo cigarro. As crianças e adolescentes são o principal alvo dessas empresas que conseguem, inclusive, associar o cigarro a eventos esportivos e culturais”, disse Vetrúcia.

A coordenadora destacou ainda que a nicotina provoca dependência física e psicológica e que o vício pode ser extremamente nocivo tanto para homens quanto para mulheres, sendo as últimas mais vulneráveis durante a gestação, quando o tabagismo pode ocasionar diversos problemas de saúde para o feto.