×

Sergipe

Saúde de Sergipe intensifica ações contra Dengue

Na manhã desta quinta-feira, 29, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu agentes de endemias dos municípios de Nossa Senhora de Lourdes, Cedro de São João, Salgado, Neópolis, Nossa Senhora das Dores, São Miguel do Aleixo, Amparo do São Francisco, Porto da Folha, São Cristovão, Monte Alegre e Laranjeiras, para apresentar as ações de intensificação que devem ser feitas por cada gestão municipal no combate à dengue no estado.

Diante do alto índice de casos de dengue em Sergipe (sendo que até outubro foram notificados 7.499 casos e 2.904 confirmados), a SES continuará implementando ações junto aos municípios e a população, para que, os riscos possam ser diminuídos.

Durante o evento, a gerente e coordenadora do Núcleo de Endemias da Vigilância Epidemiológica da SES, Sidney Sá e Giselda Melo, respectivamente, a diretora Operacional da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e Funesa, Márcia Guimarães, e o superintendente executivo da SES, Marcel Resende, dialogaram com os profissionais sobre a participação efetiva na prevenção da Dengue, Febre Chikungunya e a Zika Vírus.

“Pedimos a colaboração e o apoio dos agentes de endemias para agir junto à população. A sociedade precisa estar atenta para a gravidade da transmissão do mosquito Aedes Aegypti. O secretário de Estado da Saúde, José Sobral, já preparou uma série de ações com toda a equipe da SES para atender todas as demandas, junto com todos os 75 municípios”, enfatizou Marcel.

Para a diretora operacional Márcia Guimarães, os municípios devem se unir cada vez mais com as secretarias para combater a doença. O resultado é fruto da ampliação nas atividades.

“Precisamos melhorar a saúde e não a doença. Nossa preocupação é para reforçar a questão da notificação nos municípios. O Estado já vem atuando de forma preventiva. Estamos no foco do planejamento das ações que iniciarão intensas na próxima terça-feira”, destacou Márcia Guimarães.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Estadual, Giselda Melo, reforçou o chamado e pediu mais empenho aos agentes de saúde.

“Essa mobilização vai continuar em todos os municípios. No próximo dia 04 de novembro, a gestão fará uma divulgação de todo o Panorama das Endemias para a imprensa, para a população e aos representantes dos municípios”, enfatizou Giselda.

A gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, destacou que “combater e reduzir os casos de Dengue é uma proposta da gestão estadual. A Dengue, a Febre Chikungunya e Zika Vírus estão sendo monitoradas através do Laboratório Central (Lacen). Só divulgamos os casos concretos quando temos certeza do resultado, após passar por várias análises”, reforçou Sidney Sá.

Dados

Aracaju é a região onde foram registrados mais casos de Dengue de janeiro a outubro de 2014. Foram 4.058 casos notificados e 1.941 casos confirmados. A região de Nossa Senhora do Socorro é a segunda maior, com 1.315 casos notificados e 265 confirmações.

Segundo o Levantamento Rápido do Indice de Infestação (LIRAa), realizado no final do mês de setembro, 06 municípios apresentam alto risco de infestação da Dengue. São eles: Pedrinhas (7,9), Siriri (6,9) Cedro de São João (6,3), Itabaianinha (4,9), Salgado (6,2) e Simão Dias (5,8).

De acordo com o LIRAa, 36 apresentam risco médio da Dengue: Aquidabã (3,2), Aracaju (1,5), Areia Branca (3,8), Boquim (1,7), Capela (1,2), Carira (2,6), Carmópolis (1,2), Estância (1,5), Feira Nova (1,5), Frei Paulo (1,6), Itabaiana (2,7), Japaratuba (2,5), Japoatã 92,0), Lagarto (1,5), Laranjeiras (2,7), Malhador (1,6), Maruim (2,2), Monte Alegre de Sergipe (1,9), Neópolis (3,4), Nossa Senhora da Glória (3,4), Nossa Senhora das Dores (2,9), Pinhão (1,5), Pirambu (1,0), Poço Redondo (1,1), Porto da Folha (2,7), Propriá (1,2), Riachuelo (1,1), Ribeirópolis (2,2), Rosário do Catete (3,3), Santana do São Francisco (1,7), Santo Amaro das Brotas (1,4), São Cristóvão (2,2), São Domingos (1,9), Tobias Barreto (3,8), Tomar do Geru (1,7), Umbaúba (1,6).

Outros 11 municípios estão considerados de baixo risco e que compareceram ao encontro de hoje foram: Poço Verde (1,1), Nossa Senhora do Socorro (0,9), Nossa Senhora Aparecida (0,8), Arauá (0,8), Barra dos Coqueiros (0,7), Campo do Brito (0,9), Canindé do São Francisco (0,4), Cristinápolis (0,4), Itaporanga D’Ajuda (0,2), Moita Bonita (0,5), Indiaroba (0,0).

A Brigada Itinerante, considerada a tropa de elite para eliminar o Aedes aegypti, é um trabalho em parceria entre a SES e a Funesa, com as Secretarias Municipais, e que dá todo o suporte para eliminar o vetor transmissor da doença. Os agentes de endemias vão até onde o foco está e orientam os munícipes sobre os cuidados e a prevenção.

A Brigada Itinerante estará, no mês de novembro, nos seguintes municípios: Nossa Senhora de Lourdes, Cedro de São João, Salgado, Neópolis, Nossa Senhora das Dores, São Miguel do Aleixo.

Para aqueles municípios que apresentam índices iminentes de risco de epidemia e com registro de casos de dengue acima do esperado, também haverá atuação do Carro Fumacê. São eles: Amparo do São Francisco, Porto da Folha, São Cristóvão, Monte Alegre, Nossa Senhora do Socorro, Aracaju e Laranjeiras.

“Todos os municípios devem intensificar a busca ativa de casos em todo o território junto com Atenção Básica. Cabe a Vigilância Epidemiológica das Secretarias Municipais da Saúde realizar a investigação compulsória de todos os casos suspeitos por Dengue. É responsabilidade do município notificar o caso no sistema de informação e automaticamente informar à Vigilância Estadual. Os gestores municipais precisam fazer as investigações de casos e sempre reforçar o trabalho de controle nas áreas de moradias”, destaca Sidney Sá.