×

Sergipe

Saúde de Aracaju realizará ações contra a tuberculose

No próximo dia 24 de março celebra-se o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. Para pontuar a data, a Saúde de Aracaju começará nos próximos dias a realizar diversas atividades para enfatizar a importância da prevenção e do tratamento correto. Tanto os profissionais do Programa Municipal de Controle de Tuberculose quanto os servidores das 43 Unidades de Saúde da Família estarão empenhados em disseminar informações e contribuir para facilitar o acesso dos cidadãos ao maior número possível de conhecimento sobre a doença.

“Vamos realizar ações nas comunidades e passeatas além de buscar ativos de casos, através da identificação dos sintomáticos respiratórios (pessoas com mais de três semanas tossindo). Estes trabalhos serão feitos pelas equipes de Saúde da Família e pelos Agentes de Saúde da Atenção primária das 43 USF de Aracaju”, disse a coordenadora do Programa Municipal de Controle de Tuberculose, Tânia Santos.

Já o próprio programa também terá uma agenda de atividades bem extensa este mês. De acordo com Tânia Santos, a mobilização da população será o foco dos trabalhos. “Faremos palestras em locais preestabelecidos, falaremos com a população através das rádios locais e levaremos os cuidados para evitar e tratar a tuberculose nos presídios e outros órgãos de assistência social da capital”.

A tuberculose é causada por uma bactéria, podendo ser transmitida pela tosse, fala e espirro. Trata-se de uma doença infecciosa e o primeiro sinal é febre baixa, suores noturnos, emagrecimento e tosse por mais de três semanas. A transmissão é feita no convívio diário, dentro da casa ou no próprio trabalho”, explicou Tânia.