×

Sergipe

Saúde de Aracaju comemora 63 mil atendimentos noturnos no primeiro semestre

Desde setembro do ano passado, a Saúde de Aracaju implantou horário estendido em diversas Unidades de Saúde de Aracaju (USF), abrangendo várias áreas da capital. A iniciativa, sob coordenação da Rede de Atenção Primaria (REAP), vem contribuindo para diminuir o número de atendimentos dos Hospitais Municipais e para que a população, que trabalha em horário comercial, tenha acesso a atendimento até às 20h. Entre janeiro e junho deste ano foram registrados 63.341 casos e a tendência é que este índice cresça até o final do ano.

Diariamente, as 43 USFs da Rede Municipal funcionam das 7h às 17h, porém, em dez locais existe um acréscimo de mais três horas no expediente, indo das 17h às 20h, com equipe médica completa e também com os mesmos serviços ofertados pelo dia. “Boa parte das pessoas que procuram os Hospitais Municipais (Nestor Piva e Fernando Franco) poderiam ser atendidas dentro das USFs e isto vem acontecendo gradativamente a cada mês. Com essa extensão no horário, notamos que muitas pessoas estão procurando atendimento básico nas unidades de seus bairros ou nas proximidades de suas casas, deixando para as Unidades de Pronto Atendimento apenas os casos de maiores complexidades”, pontuou a coordenadora REAP, Aline Araújo da Silva.

Entre os serviços mais procurados, nos últimos seis meses, destacaram-se: o atendimento médico com 19.605 registros e o atendimento na área de enfermagem com 19.442. Já a aferição de pressão arterial computou 8.233 casos enquanto a administração de medicamentos apontou 4.779 atendimentos. Os demais serviços ofertados (do total de 63.341) foram nas áreas de vacinas, verificação de temperatura, curativos, nebulização, peso, retirada de pontos, prova do laço, glicemia capilar, entre outros.