Quando precisam de um atendimento especializado, as mulheres que vivem em algum dos 75 municípios sergipanos podem contar com o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism). No serviço, gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), são realizados procedimentos como: pré-natal de gestação de alto risco, prevenção do câncer do colo de útero e de mama.
A aposentada Maria Angélica Ferreira, 66 anos, é uma dessas sergipanas. Recentemente, ela foi ao Caism, acompanhada pela filha, para fazer uma mamografia e aprovou o atendimento. “Fiz uma consulta na Unidade de Saúde da Família do Orlando Dantas e o médico me encaminhou para esse exame no Caism. O atendimento aconteceu na data marcada e eu fui muito bem recebida pelos profissionais que trabalham aqui”, disse.
Em 2014, foram realizados 43.607 procedimentos, 2.062 a mais que 2013, quando foram registrados 41.545 procedimentos. No ano passado, a Genitoscopia, que é a realização da biopsia de lesões do colo uterino e a cirurgia de alta frequência para tratamento delas, registrou o maior número de procedimentos: 11.985. Em seguida, vêm os tipos de ultrassonografia (mamária, obstétrica, transvaginal, tireóide, etc), que totalizaram 6.328 procedimentos. No local, foram feitas 5.824 procedimentos de mamografia.
O Caism também oferta consultas nas seguintes especialidades: ginecologia, uroginecologia, obstetrícia e pré-natal de alto risco, mastologia, cardiologia, nutrição, psicologia, além do serviço social. Essas consultas, em 2014, somaram 15.913.
Acesso ao Caism
De acordo com a coordenadora de Atenção Especializada da SES, Luciana Alves, o Caism não é um serviço porta aberta em que as mulheres podem acessá-lo espontaneamente a qualquer momento. O acesso se dá de duas formas: através do agendamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios ou do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (NUCAAR), da Secretaria da Saúde de Aracaju.
“As consultas de pré-natal de alto risco são agendadas pelas Unidades Básicas de Saúde de referência da gestante. Já os demais procedimentos de diagnóstico, a exemplo do PAAF, ultrassonografias, mamografia e consultas, são agendadas através do NUCAAR, depois da paciente passar pelo serviço municipal. As consultas de psicologia são ofertadas somente para as mulheres em tratamento no Caism com indicação do profissional de saúde”, explicou Luciana Alves.
A dona de casa Gilda Soares dos Santos foi pela segunda vez fazer a mamografia no Caism. “Na primeira vez fui diagnosticada com câncer de mama e fiz meu tratamento no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). Agora, sem o nódulo no seio, venho fazer o acompanhamento. Nas duas vezes fiz o exame no Caism, fui muito bem atendida e no dia marcado, sem necessitar de reagendamento por falta de profissionais ou de material para realização do exame. No primeiro exame que fiz o resultado também saiu no dia previsto. O atendimento aqui é excelente”, elogiou Gilda Soares.
A paciente ainda usa um medicamento fornecido pela Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe. “Durante cinco anos, tomarei um comprimido que é fornecido pela Oncologia do Huse. Todos os meses recebo esse medicamento no serviço e nunca houve falta”, afirmou.
PAAF
A Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) é um procedimento realizado para prevenção e diagnóstico de nódulos nos seios e do câncer de mama. O exame, realizado na maioria das vezes ambulatorialmente, consiste na aspiração de amostras líquidas ou sólidas de nódulos da mama que são enviadas para análises microscópicas.
“É um procedimento de fácil realização que não causa grandes traumas, não necessita de anestesia ou de preparo prévio e é praticamente indolor. O resultado é rápido e o tratamento definitivo é estabelecido no mesmo momento”, disse Alyne Almeida, coordenadora do Caism, reforçando que, em 2014, foram realizadas 679 PAAFs.
