×

Alagoas

Saúde capacita médicos e enfermeiros para redução da mortalidade infantil

Médicos e enfermeiros dos municípios prioritários para redução de mortalidade infantil participam de capacitação sobre Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI). O treinamento será realizado na quarta-feira (30) e na quinta-feira (1º), no Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CRM), no Farol.

De acordo com a técnica da Saúde da Criança Jenice Coelho Rodrigues, a oficina tem o objetivo de detectar sinais de risco de doença em crianças de 0 a 2 meses, por meio de questionário, avaliação, atendimento e encaminhamento. “O atendimento sistematizado visa soluções rápidas, visto que nessa faixa etária, as crianças têm a saúde bastante delicada”, explicou a técnica da Saúde da Criança, que enfatizou a importância do acompanhamento da gestação e orientação de patologia pelo Programa Saúde da Família (PSF).

O treinamento é destinado principalmente para enfermeiros e pediatras ou clínicos gerais do PSF e participam da capacitação os municípios de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Penedo, Coruripe, Teotônio Vilela, Marechal Deodoro, Rio Largo, Joaquim Gomes, São Luiz do Quitunde, Maceió e União dos Palmares.

Programação

A capacitação começa no dia 30 de novembro, com informações sobre o pré-teste. Pela manhã, será abordada a Importância do Componente Neonatal, a Situação da Saúde Perinatal e Neonatal e o Componente Neonatal da AIDPI. Os participantes vão conhecer o processo de atenção de casos e como avaliar e determinar o risco antes da gestação, durante a gestação e no parto.

No período da tarde, a temática Novas Diretrizes: Reanimação Neonatal abre mais uma oficina. Técnicas de comunicação, Risco ao nascer, Classificação por peso e idade gestacional e a Determinação da idade gestacional complementam a programação. Finalizando o primeiro dia da capacitação, as temáticas são Exame físico do recém-nascido e Capurro (vídeo) e Como determinar se há doença grave ou infecção local.

No segundo dia de oficina, os assuntos centrais são Diarreia e Hidratação (Planos A e C), Sinais de doença grave/diarreia – Caso clínico (vídeo), Nutrição, Desenvolvimento e Determinação da prioridade de tratamento.

À tarde, os temas são Atenção de seguimento e Manual de Quadros, vídeo sobre Amamentação, Correção do Pré-teste, Pós-teste e Correção do Pós-teste. No encerramento, abre espaços para propostas de trabalho e avaliação da oficina.

AIDPI Neonatal

Promovida pela Sesau por meio da Diretoria de Ação Básica (DAB), a oficina para facilitadores visa diminuir a mortalidade neonatal no Brasil, projeto que dá continuidade às capacitações em Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) Neonatal Adaptado 2008/2009, as quais participaram 258 profissionais do Nordeste e Amazônia Legal.