Profissionais de saúde – pediatras, obstetras, enfermeiras e técnicos de enfermagem – da Casa Maternal Denilma Bulhões, localizada no Benedito Bentes, participaram, nesta terça-feira (03), do Curso de Boas Práticas Obstétricas e Neonatais. Promovido pela coordenação do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o curso teve a finalidade de atualizar os conhecimentos dos profissionais da área, no que diz respeito às inovações baseadas em evidências científicas na prática da assistência ao parto e nascimento.
“O município tem procurado investir na formação continuada dos profissionais. Neste caso, buscamos aproximar de nossa realidade algumas práticas que têm, comprovadamente, contribuído para a redução de óbitos materno-infantis, assegurando assim, mais qualidade ao atendimento e aos partos realizados na Casa Maternal”, afirma a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Rede Cegonha na SMS, Suzângela Dória.
Ministrado pelas pediatras neonatologistas Junko Asakura e Jenice Coelho, o curso possibilitou à equipe uma maior preparação para garantir o atendimento de mães e bebês em qualquer eventualidade. Seu conteúdo foi baseado nos princípios de humanização e assistência definidos pela estratégia da Rede Cegonha, que estabelece um novo modelo de atenção ao parto, nascimento e saúde da criança até 2 anos – garantindo acesso, acolhimento e resolutividade – com atitudes que podem modificar consequências ao longo da vida dessa criança.
“Não se admite que com tantos recursos, tanta tecnologia, ainda morram mães e/ou bebês sem assistência adequada. Uma equipe capacitada com práticas integradas de atenção ao parto e que têm as boas práticas como medidas prioritárias garante efetivamente o atendimento necessário, que resultam em melhoria da qualidade dessa assistência”, ressalta a Dra. Junko Asakura, técnica de referência do Ministério da Saúde no Estado nessa área.
Na parte prática da atividade, o destaque ficou por conta da demonstração da prática de ventilação neonatal – procedimento responsável por muitos salvamentos durante os primeiros movimentos respiratórios dos bebês – orientada pela Dra. Jenice Coelho, assim como a orientação acerca do transporte neonatal adequado.
A reanimação neonatal para profissionais não médicos será o próximo tema a ser abordado com a equipe de profissionais da Casa Maternal Denilma Bulhões. O curso acontece na próxima semana, com o objetivo de oferecer um acolhimento ainda mais completo, assegurando a toda criança o atendimento adequado por qualquer profissional que dispor desse conhecimento na unidade.
