Orientações sobre como fazer a higiene adequada da boca, entrega de kits de escovação e palestra sobre prevenção do câncer bucal. Essas foram algumas das ações desenvolvidas pelo Programa de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde de Aracaju, durante intervenção voltada para moradores de rua, que foram reunidos na área de lazer situada debaixo da Ponte Aracaju/Barra, no Bairro Industrial, Zona Norte de Aracaju. Os moradores receberam orientações sobre como cuidar melhor da saúde da boca e como ter acesso aos serviços gratuitos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A atividade faz parte do projeto “Aracaju Acolhe”, que integra ações desenvolvidas pelo Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para População em Situação de Rua (CIAMPE) em Sergipe. O Projeto conta com a colaboração de diversos setores da administração pública, a exemplo da Saúde e Assistência Social.
O coordenador do Programa Saúde Bucal da capital sergipana, José Guimarães Neto, reforça que colaborar com o “Aracaju Acolhe” foi uma forma de reafirmar que os odontólogos de Aracaju estão sempre dispostos a realizar ações em prol da população. “Levar cuidados em odontologia para moradores de rua é também contribuir para melhoria da higiene bucal de quem mais precisa”, afirmou.
A dentista Ana Elizabeth Caldas conta que além dos profissionais da Unidade de Saúde do bairro, estagiários do curso de Odontologia também estiveram envolvidos na atividade. “Levamos cuidados de educação em saúde e demonstrações sobre como deve ser feita a higienização da boca. Falamos também de métodos alternativos para melhora da saúde bucal, tendo em vista as condições adversas e privações que muitos moradores afirmaram passar”, explica.
A odontóloga Ana Cristina Déda é técnica do Programa Saúde Bucal e acrescenta que a prevenção das doenças que afetam a cavidade bucal é uma das ações prioritárias. “A boca também pode ser uma porta de entrada de doenças para o organismo. É essencial esclarecer e sanar as dúvidas da população. Quando falamos em conquistar uma melhor saúde bucal é fundamental orientarmos os usuários do SUS a manterem todos os cuidados para prevenir e tratar cedo doenças odontológicas, buscando sempre ajuda dos dentistas das Unidades de Saúde da Família”, concluiu.
O gerente da Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem, no Bairro Industrial, Wellington Franca, reforçou que todos, inclusive a população vivendo em situação de vulnerabilidade como é o caso dos moradores de rua, têm direito garantido aos serviços do SUS. “A Unidade está disponível com diversos atendimentos, entres estes, consultas com os dentistas, enfermeiros, médicos e a colocação de curativos. Para ter o acompanhamento, basta se apresentar no horário de funcionamento, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, para providenciarmos a ficha, verificarmos emissão do cartão do SUS e marcarmos os atendimentos”, explicou.
