Técnicos da Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (Copes) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) somaram, nesta quinta-feira (5), ações preventivas de saúde à ação integrada que o Programa Polícia Comunitária está realizando junto às comunidades onde há uma base policial do programa instalada.
“Esse apoio ao programa tem como objetivo reforçar sua atuação no combate à criminalidade nessas áreas, estimulando uma mudança de comportamento com atividades educativas e preventivas”, destaca Reinaldo Oliveira, técnico da Copes.
Nesta primeira ação integrada, realizada no Conjunto Carminha, localizado no Benedito Bentes, as quatro equipes do Nasf no município promoveram, nas instalações da igreja evangélica Missão de Paz, vizinha à base comunitária, palestras educativas e oficinas práticas: de postura, ministrada por fisioterapeutas do Núcleo; sobre “Vida Ativa”, com terapeuta ocupacional; e “Preparando um sal de ervas”, com nutricionistas do Núcleo.
“Viemos trabalhar temas voltados à prevenção e promoção da saúde, com o objetivo de estimular a comunidade a adotar hábitos mais saudáveis, que resultem numa melhoria de sua qualidade de vida”, afirmou a fisioterapeuta Camila Moura, técnica de referência da equipe 3 do Nasf, que desenvolve atividades naquela área.
Em parceria com a SMTT, o Nasf levou aos moradores da região – onde há uma grande utilização de motos, em especial as do tipo “cinquentinha” – informações sobre uso de capacete, respeito no trânsito e prevenção de acidentes. “Preparamos a abordagem desses temas com base em dados estatísticos de saúde, referentes ao atendimento e mortes no trânsito com o envolvimento de condutores de motos, ressaltando como um comportamento preventivo pode ser benéfico e eficiente no dia a dia do trânsito da capital”, reforça o agente de trânsito Freitas, que desenvolveu a atividade junto com o agente C. Moura.
Garantindo o apoio à ação da base comunitária da PM, a equipe da Copes disponibilizou orientações nutricionais e realizou antropometria em todos os participantes da ação, avaliando peso e altura e calculando o Índice de Massa Corpórea de cada um.
Complementando a parceria com o Programa Polícia Comunitária, universitários da Faculdade Estácio ficaram responsáveis pela aferição da pressão arterial e medição de glicemia dos moradores.
As próximas ações integradas do Programa Polícia Comunitária – com a participação dos técnicos da Copes e profissionais do Nasf – ocorrem no Conjunto Selma Bandeira, também no Benedito Bentes (12/03); em seguida, novas ações já estão programadas para o Conjunto Santa Maria, no Eustáquio Gomes (19/03); Osman Loureiro (26/03); Vergel do Lago (09/04); e Jacintinho (16/04).
