Skip to content

Saúde alerta população sobre medidas preventivas para combater o Aedes aegypti

  • Home
  • Maceió
  • Saúde alerta população sobre medidas preventivas para combater o Aedes aegypti

Blog

Saúde alerta população sobre medidas preventivas para combater o Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que a população deve estar vigilante em relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti, visto que no mês de dezembro tem ocorrido a incidência de chuvas e altas temperaturas em Maceió, proporcionando o cenário ideal para a proliferação do mosquito, vetor responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. Diante dessa situação, é crucial que a população esteja ciente dos riscos e adote medidas preventivas para combater a propagação dessas arboviroses.

As condições climáticas favoráveis têm propiciado o aumento da presença do mosquito Aedes aegypti na cidade. Esse inseto é responsável pela transmissão de doenças que afetam gravemente a saúde da população. Desse modo, é necessário um esforço conjunto para frear a proliferação do mosquito e prevenir o surgimento de novos casos das doenças.

Acesse aqui o Boletim Epidemiológico Arboviroses: dengue, chikungunya e zika – cenário das arboviroses, no período da 1ª a 50ª semana epidemiológica (se) de 2023, Maceió/AL.

A gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, Carmem Samico, repassou algumas orientações importantes sobre os cuidados que a população deve tomar em relação à autoinspeção.

“A autoinspeção é uma ferramenta essencial no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Entre as medidas estão: eliminação de recipientes com água parada, limpeza de calhas e canaletas, cuidados com piscinas e fontes, verificação de pratos de vasos de plantas, proteção de reservatórios de água, manutenção de áreas externas, além da autoinspeção, a população pode contribuir denunciando ao identificar terrenos baldios, imóveis abandonados e locais com lixo descartado inadequadamente”, informou a gerente.

A gerente destacou que a atuação da população em conjunto com o serviço público é fundamental para combater o Aedes aegypti. “Cada cidadão desempenha um papel importante nesse processo. A autoinspeção e a adoção de práticas preventivas são medidas simples que podem ser feitas pelo dona da casa ou responsável, mas que têm um impacto significativo na redução do número de casos dessas doenças”, revelou.

“A conscientização e a ação conjunta são os melhores instrumentos para enfrentarmos esse desafio em Maceió. Ao adotar práticas de prevenção e alertar seus vizinhos, você contribui para a saúde de toda a comunidade. Essa união de esforços é de grande importância para um ambiente mais seguro e saudável para todos”, alertou Carmem Samico.

Além dessa ação, a população pode contribuir denunciando ao identificar terrenos baldios, imóveis abandonados, lixo descartado de forma inadequada que pode propiciar o desenvolvimento de possíveis focos de mosquito. Para denunciar a população pode entrar em contato pelo número (82) 3315-5495, de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 17h.

“A autoinspeção torna-se uma ferramenta crucial nesse momento. Cada cidadão deve assumir a responsabilidade de verificar e eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti em suas casas e áreas próximas. Medidas simples podem fazer toda a diferença na prevenção dessas doenças”, finalizou a gerente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também