Os 14 municípios mais populosos e todo o Litoral Sul de Alagoas serão mapeados via satélite. O intuito é melhorar o planejamento de políticas públicas com imagens atualizadas e de alta resolução. Os detalhes do mapeamento foram acertados nesta quarta-feira (22).
O Governo pretende usar as imagens para mapear as áreas com riscos de violência, regiões endêmicas, identificar os prédios públicos e visualizar a expansão das cidades. O projeto faz parte do programa Alagoas no Mapa, que coordena ações para a inclusão sóciodigital e a geração e difusão de informações sobre o Estado de Alagoas.
“As imagens servirão não só para projetos de Governo, mas serão disponibilizadas gratuitamente na internet para quem quiser utilizá-las em pesquisas ou novos projetos. Esperamos lançá-las até o final do ano”, comenta o diretor de monitoramento da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento, Thiago Ávila.
A reunião reuniu ainda o superintendente de informação da Seplan, Cândido Nascimento; o gerente de geoprocessamento, Robson Brandão; o gerente de desenvolvimento de projetos do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), Nayron Almeida; e o diretor administrativo da Fotogeo – empresa licitada para o trabalho, Marcelo Amado.