×

Sergipe

Sarampo e Paralisia Infantil: Campanhas continuam

As Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) e o Sarampo prosseguem até o próximo dia 12 de dezembro. Em Sergipe, a vacinação contra o Sarampo está com a cobertura em 96,78%, ultrapassando a meta mínima do Ministério da Saúde que é imunizar até 95% da população alvo. Já a vacinação contra a Paralisia Infantil tem a mesma meta de cobertura e ainda está com 82,65%.

A vacinação contra o Sarampo é destinada para as crianças com idade de um ano a menores de cinco anos. Em Sergipe, são 135.285 crianças nessa faixa etária e o percentual vacinado corresponde a 130.924. Já as que devem ser imunizadas contra a Paralisia Infantil são aquelas com idade de seis meses e menores de cinco anos.
A população nesta faixa etária é composta por 152.355 sergipaninhos e o percentual de imunização corresponde a 125.929 doses aplicadas.

“Mesmo com a meta para a vacinação contra o Sarampo alcançada em Sergipe, não é momento para relaxar. As Secretarias Municipais de Saúde devem continuar intensificando as ações fazendo a busca ativa dessas crianças e disponibilizando as vacinas em locais distantes e de difícil acesso. Os pais e responsáveis são fundamentais nesse processo e devem levar os filhos, netos e sobrinhos até uma Unidade Básica de Saúde com o Cartão de Vacinação da criança. A vacina é um procedimento simples, rápido e seguro e que garante proteção contra as doenças”, disse Sândala Oliveira, gerente do programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com a técnica da SES, “a vacina contra o Sarampo é chamada de Tríplice Viral e também protege a criança de outras duas doenças: Rubéola e Caxumba”. Para a realização das duas Campanhas, foram distribuídas pelo Ministério da Saúde 363 mil doses das vacinas para os 75 municípios sergipanos. Foram 150 mil de Tríplice Viral e 213 mil para a Poliomielite.

“Ao todo, são 14.715 doses a mais do quantitativo da população alvo da Tríplice Viral e 60.645 da Poliomielite. As doses a mais fazem parte do cálculo realizado pelo Ministério da Saúde para as Campanhas incluindo as perdas técnicas. O número de doses é mais que suficiente para todas as crianças sergipanas”, explicou a gerente do Programa Estadual de Imunização.