Jogadores do Santos terão parada difícil na Vila
Bastante pressionado pelo resultado adverso na partida de ida, o Santos entrará em campo nesta quarta-feira, às 21h50, contra o Grêmio, na Vila Belmiro, para decidir quem vai para a final da Copa do Brasil. Além do time gaúcho jogar pelo empate, o alvinegro precisará de uma vitória simples para avançar (1 a 0, 2 a 1 ou 3 a 2) , mas, as últimas atuações do Peixe têm deixado a desejar.
Ao contrário do início da temporada, nos últimos seis jogos, o Santos venceu apenas um, empatou três e perdeu dois. Se não bastasse isso, a equipe, que ostenta o melhor ataque do Brasil, com 110 gols, marcou apenas um tento no empate diante do Ceará (1 a 1), algo que não acontecia desde fevereiro, quando o time venceu o Naviraiense pelo placar mínimo. É bom frisar que o empate diante do Ceará só foi obtido graças a enorme colaboração da arbitragem.
O único desfalque do time santista para essa decisiva partida é o volante Arouca, suspenso por ter recebido o 3º amarelo. Com isso, Rodriguinho deve ser o substituto do camisa 5. Por outro lado, o atacante Neymar, que cumpriu suspensão automática no primeiro jogo, em Porto Alegre, voltará ao time.
Como boa notícia para os santistas, o atacante Robinho e o meia Paulo Henrique Ganso, que integram a lista de convocados da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo, foram liberados pela CBF para jogar nesta quarta. O camisa 7, aliás, fará seu último jogo pelo Santos neste semestre e, consequentemente, diante de seus torcedores na Vila Belmiro.
Apesar da vantagem do empate, pois venceu o jogo de ida, em Porto|Alegre, por 4 x 3, o drama do Grêmio é enorme: o time dos Pampas vai enfrentar o melhor ataque do Brasil sem três titulares de sua sólida defesa: os zagueiros Mário Fernandes e Rodrigo e o lateral-esquerdo Neuton. Algo bastante preocupante para quem terá pela frente Robinho, Neymar, Ganso e cia.
É bom lembra que são três os desfalques só na lateral, já que o zagueiro Neuton era uma improvisação para suprir as ausências de Fábio Santos e Lúcio. O trio está no departamento médico. O ex-junior Bruno Collaço, que é especialista na posição, não deu boa resposta contra o Corinthians. Por isso, Silas recorrerá a outra mprovisação: Edilson, que é lateral-direito, cederá seu lugar a Joílson e mudará de lado, passando a atuar no lado oposto.
No miolo de zaga, Rodrigo, suspenso, e Mário Fernandes, lesionado nos ombros, não são os únicos desfalques: Saimon, jovem freqüentador de seleções brasileiras de base, também está fora devido a uma lesão de tornozelo.
Dessa forma, Silas teve de recorrer ao junior Gerson, de apenas 17 anos, para ficar na reserva de Ozeia e Rafael Marques. O presidente gremista Duda Kroeff, tentando mostrar tranqüilidade, lembra que na reta final do Brasileiro de 2008, em que seu clube acabou vice, o Grêmio enfrentou o Palmeiras no Palestra Itália com uma zaga reserva e venceu por 1 a 0.
Silas diz que confia em Ozeia e Rafael Marques, a quem recorreu várias vezes na temporada. Mas sabe que eles precisarão de proteção especial: embora eficientes na bola aérea, pecam pela lentidão diante de uma tabela rápida, característica principal do eficaz ataque do Peixe. O volante Adilson, grande ladrão de bola, foi poupado na derrota para o Corinthians, domingo, justamente porque um trabalho estafante na frente da área o aguardará na Vila Belmiro.
Apesar de o empate servir para sua classificação à final, o time gaúcho não se limitará apenas a erguer barricadas diante de sua zaga. Instigado por Silas, que não cansa de falar sobre a fragilidade da defesa santista, o Grêmio vai tentar fazer um jogo equilibrado e também ofensivo, contando para isso com a boa fase do trio Douglas, Jonas e Borges, que tem desequilibrado nas últimas partidas.
FICHA TÉCNICA:
SANTOS X GRÊMIO
Estádio: Vila Belmiro, Santos (SP)
Data/hora: 19/05/2010 – 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Auxiliares: Hilton Moutinho Rodrigues e Dibert Pedrosa Moises (ambos Fifa-RJ)
SANTOS: Felipe; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Rodriguinho, Wesley e Paulo Henrique Ganso; Robinho, Neymar e André. Técnico: Dorival Júnior.
GRÊMIO: Victor; Joílson, Ozeia, Rafael Marques e Edilson; Adilson, Willian Magrão, Hugo e Douglas; Jonas e Borges. Técnico: Silas
