×

Esporte

Santos dá moleza e é derrotado pelo lanterna na Vila Belmiro

Neymar lamenta o pênalti desperdiçado

Foi uma noite inexplicável para os torcedores santistas. Vai demorar um bom tempo para os jogadores do Santos explicarem a derrota para o lanterna Grêmio Prudente, de virada, por 3 a 2, em plena Vila Belmiro, pela 31.ª rodada do Campeonato Brasileiro. A decepção foi maior ainda, afinal, Neymar ainda perdeu um pênalti no jogo que foi cercado por homenagens aos 70 anos de Pelé.

Com o resultado, o Santos, que foi para o intervalo vencendo por dois gols de vantagem, permaneceu com 48 pontos e se manteve seis pontos atrás do agora líder Fluminense.

Já o Prudente, que jogou mais de dez minutos com dois jogadores a menos, chegou a sua sexta vitória no campeonato, mas se mantém na lanterna, com 24 pontos, 10 atrás do primeiro time eventualmente salvo do rebaixamento.

O JOGO

Apesar da evidente diferença técnica entre as equipes, o Santos demorou para conseguir transformar o domínio em gol.

Mesmo marcado de perto, Neymar – jogando com a camisa 70, em homenagem ao aniversário de Pelé – conseguiu fazer grande passe para Danilo, que avançou bem pela direita e cruzou na medida para Keirrison cabecear firme para marcar aos 20.

O gol deu ainda mais tranquilidade ao Santos, que chegou ao segundo gol sem forçar o ritmo. Aos 36, Neymar bateu falta da esquerda, levantando na área do Prudente. Zé Eduardo ganhou a dividida com o goleiro e a bola acabou sobrando para Durval bater com o gol vazio.

Castigo no segundo tempo

A facilidade estava tamanha que o Santos chegou a ser displicente. E foi assim que o Prudente marcou, no segundo minuto da segunda etapa.

Após uma saída de jogo totalmente equivocada de Leo, João Vitor recebeu na área e rolou para Wesley, que ajeitou, se livrou do marcador e bateu no contrapé do goleiro Rafael.

Como a displicência continuou, o Prudente empatou. Aos 9, na tentativa de cortar um passe errado do ataque prudentino, Danilo acabou ajeitando para Rhayner, que invade a área e é derrubado por Edu Dracena. Pênalti, que Gilmar bateu bem e empatou.

Explica Santos!

O inacreditável aconteceu aos 16, quando João Vitor, ainda no campo de defesa, avançou com liberdade pela direita até o meio de campo e fez grande passe para Rhayner, que invadiu a área pela esquerda e rolou para Wesley, meio torto, completar para virar o placar para o Prudente, em plena Vila Belmiro.

Além da derrota em si, o resultado ainda teria “requintes de crueldade”. Aos 33, Leonardo foi expulso após uma falta tola em Zé Eduardo, junto à lateral. Dois minutos depois, em uma jogada sem bola, Flávio também foi expulso, após agredir o mesmo Zé Eduardo na área. Pênalti para o Santos, que Neymar bateu mal, acertou o travessão, e desperdiçou a chance de empatar o jogo novamente.

Descrente com o desenrolar do jogo depois do intervalo, o Santos não teve mais ânimo para brigar pelo resulta, nem mesmo com dois jogadores a mais. Neymar foi o retrato do desânimo do time, sentado no gramado após o apito final.

Ficha Técnica

Santos 2 x 3 G. Prudente

SANTOS – 2 – Rafael, Danilo , Edu Dracena , Durval, Léo, Roberto Brum (Marquinhos), Arouca, Alan Patrick (Alex Sandro), Neymar, Zé Eduardo e Keirrison (Madson). Técnico: Marcelo Martelotte

PRUDENTE – 3 – Giovanni , João Vitor , Flávio , Leonardo , Cleidson, Anderson Pedra , Sasha, Roberto, Adriano Pimenta (Gilmar), Wesley (Anderson Bill) e William (Rhayner). Técnico: Fábio Giuntini

Gols – Keirrison, aos 20, e Durval, aos 36 minutos do primeiro tempo; Wesley, aos 2, Gilmar, aos 11, Wesley, aos 16 minutos do segundo tempo;

Árbitro – Marcelo Aparecido de Souza (SP);

Público – 11075 pagantes; Renda – R$275.895,00;

Local – Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)