Após a procissão, que foi comandada pelo padre Jackson do Nascimento, foi realizado um show católico com a banda Ágape
O santo padroeiro do bairro Santo Antônio, conhecido historicamente como “Barro Vermelho”, foi celebrado com muita fé e devoção em uma grandiosa procissão realizada neste domingo, 27 de agosto, em Penedo, município que fica localizado na região do Baixo São Francisco alagoano.
Centenas de pessoas participaram da peregrinação, realizada no bairro de mesmo nome do “santo casamenteiro”. Os fiéis caminharam pelas principais ruas do bairro até o início da noite desta terça, sempre com cantos, orações e muitas outras homenagens a Santo Antônio.
Com um terço nas mãos e pés descalços, a aposentada Ana Maria Feliciana dos Santos, 67 anos, foi uma das participantes da procissão. Com uma bandeirinha de Santo Antônio nas mãos, a idosa conversou com nossa redação e contou que há décadas é devota do santo e que por isso todos anos faz questão de acompanhar a procissão.
“Eu sou muito grata a Santo Antônio, pois já alcancei várias graças por sua intercessão. Todos anos eu participo da procissão, do começo ao fim porque a minha fé é muito grande. Esse ano agradeço ao santo por tudo e peço apenas que não falte o meu pão de cada dia, como hoje nunca faltou e não haverá de faltar”, comentou.
Após a procissão, que foi comandada pelo padre Jackson do Nascimento, foi realizado um show católico com a banda Ágape, nas proximidades da Praça da Alegria.
A festa em homenagem ao santo que dá nome ao bairro mais antigo de Penedo foi um misto de manifestações culturais, fé e religiosidade. Durante as últimas duas semanas, uma vasta programação foi organizada pelas lideranças locais que contou com o apoio de toda a comunidade. A festa é sempre realizada no final de agosto e todos os anos encanta aos visitantes pela sua grandiosidade.

Assim como nos anos anteriores, as ruas do bairro foram decoradas pelos próprios moradores para abrilhantar ainda mais a festa em homenagem a Santo Antônio. Esse altar da foto foi preparado com muito carinho pela Leda, Dona Marinalva e Maria Helena e chamou a atenção de todos que passaram pelo local.