Santa Rita fez por merecer a vitória diante do Santa Cruz
O Santa Rita conseguiu um excelente resultado na noite desta quarta-feira (06), no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Em partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil, o Leão da Mata venceu o Santa Cruz pelo placar de 3 a 2, com direito a grito de olé da torcida alagoana. Os gols da partida foram marcados por Tinga, Rafael Silva e Reinaldo Alagoano, para o Santa Rita, e Léo Gamalho, duas vezes, para o Santa Cruz.
Apesar dos três meses sem uma partida oficial e da reformulação pela qual passou durante a parada para a Copa do Mundo, o Santa Rita mostrou um bom entrosamento e foi superior durante o primeiro tempo, mostrando um maior volume de jogo e com uma postura defensiva muito eficiente. O gol parecia questão de tempo e saiu aos 38′, em boa jogada do lateral Edir, que foi ao fundo e cruzou rasteiro para Tinga empurrar para as redes. Na primeira etapa o Leão saiu vencedor e praticamente não sofreu com as tentativas ofensivas do Santa Cruz.
Entretanto, o time coral voltou para o segundo tempo com outra postura. O técnico Sergio Guedes sacou um volante e colocou mais um meia em campo. A alteração surtiu efeito e o empate veio logo aos cinco minutos, com Léo Gamalho, de cabeça, em cobrança de escanteio. Dez minutos depois veio a virada, mais uma vez com Léo Gamalho, com direito a chapéu e tudo, aproveitando uma saída errada da defesa do Santa Rita.
Mas o time da casa não estava morto. O Leão acordou e rugiu novamente aos 21′, quando Edir foi mais uma vez ao fundo e cruzou, desta vez pelo alto, para Rafael Silva igualar o placar. A nova virada veio aos 32′, com um pênalti sofrido pelo próprio Rafael Silva, que o experiente Reinaldo Alagoano bateu com maestria e converteu, colocando o Santa Rita de novo na frente.
O pequeno público que foi até o Rei Pelé chegou a gritar olé para o time bocamatense, que voltou a dominar o jogo após a virada. O Leão da Mata administrou a vitória até o fim e leva uma excelente vantagem para a partida de volta, em Recife.
O Santa Rita terá agora uma semana inteira de descanso, já que não disputa mais nenhuma competição em 2014, a não ser a Copa do Brasil. Já o Santa Cruz volta suas atenções para a Série B do Campeonato Brasileiro, onde terá o clássico contra o Náutico como compromisso, no próximo sábado (09), às 16h20, no emblemático Estádio do Arruda.
O segundo jogo deste confronto será realizado na próxima quarta-feira (13), às 19h30, no Arruda, em Recife. O Santa Rita tem a vantagem de um gol no placar e jogará pelo empate na partida de volta. Uma vitória simples do Santa Cruz coloca o time coral nas oitavas de final da Copa do Brasil, por conta dos dois gols marcados fora de casa.
O JOGO
O Santa Rita começou o jogo indo pra cima do Santa Cruz e logo no primeiro minuto balançou as redes do adversário, mas não valeu. Reinaldo Alagoano recebeu boa bola e colocou para dentro da meta defendida por Tiago Cardoso, mas o árbitro Devarly Lira do Rosário assinalou impedimento.
Nos dez primeiros minutos só deu Santa Rita, que marcava o time coral no campo de ataque, pressionando a defesa dos pernambucanos e assustando quando conseguia tomar a bola e criar chances de gol.
O Santa Cruz só conseguiu chegar ao ataque aos 15′, com Danilo Pires, que chutou cruzado em direção ao gol, mas o goleiro Jeferson estava bem posicionado e segurou com tranquilidade.
Aos 26′, a zaga do Santa Cruz quase entrega a paçoca. O zagueiro Everton Sena saiu errado pela esquerda e o veloz atacante Rafael Silva tomou a bola e seguiu em direção ao gol, mas foi travado na hora da finalização. Ele reclamou pênalti, mas o árbitro nada marcou e a jogada seguiu normalmente.
O Leão chegou novamente aos 32′, em boa jogada do lateral Jeanderson, que deixou o atacante Reinaldo Alagoano em boas condições dentro da área. Ele tentou tabelar com Rafael Silva, mas o goleiro Tiago Cardoso saiu do gol e salvou o Santa Cruz.
GOOOOOLLL DO SANTA RITA – Parecia questão de tempo sair o primeiro gol do time de Boca da Mata. Aos 38′, o lateral-direito Edir foi ao fundo e cruzou rasteiro para o meio da área, a bola desviou na zaga e sobrou nos pés do meia Tinga, que finalizou sem chance para Tiago Cardoso. 1 a 0 Santa Rita.
No primeiro tempo foi só. O jogo era morno, mas o Santa Rita teve mais volume. Conseguia armar bem suas jogadas, principalmente pela laterais, com o destro Edir e o canhoto Jeanderson, e se defendia bem, marcando sob pressão e fazendo com o que o Santa Cruz tivesse dificuldade em criar chances de gol.
SEGUNDO TEMPO
O Santa Cruz iniciou o segundo tempo em busca do empate. Na primeira jogada, o pequenino Renatinho foi ao fundo e tentou o passe para o atacante Léo Gamalho, mas o goleiro Jeferson estava ligado e saiu do gol para evitar o empate. Na jogada seguinte, Danilo Pires recebeu de Carlos Alberto e arrematou em direção ao gol. A bola passou por cima da barra, assustando a defensiva do Santa Rita.
GOOOOLLLL DO SANTA CRUZ – Aos cinco minutos, em cobrança de escanteio de Tony, o grandalhão Léo Gamalho subiu mais alto que a defesa do Santa Rita e cabeceou firme para o gol, empatando a partida.
GOOOOLLLL DO SANTA CRUZ – A postura do time coral era outra no segundo tempo. Dez minutos depois de empatar o jogo, o Santa Cruz virou o placar. Depois de saída errada da defesa do Santa Rita, Léo Gamalho recebeu e fez uma linda jogada. O atacante chapelou o zagueiro e precisou chutar duas vezes para marcar. 2 a 1 para os visitantes.
GOOOOOLLL DO SANTA RITA – O Santa Rita só acordou no segundo tempo aos 21′ minutos, quando o lateral Edir novamente foi ao fundo e mandou na área, desta vez pelo alto, e Rafael Silva subiu no terceiro andar e deslocou o goleiro Tiago Cardoso, igualando o placar novamente.
O jogo era quente na segunda etapa, as duas equipes se lançavam ao ataque e consequentemente davam espaços na defesa.
GOOOOOLLL DO SANTA RITA – O vira-vira não parou por aí. Após ser lançado pelo meio, Rafael Silva invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro Tiago Cardoso, que levou amarelo no lance. Reinaldo Alagoano bateu e fez o terceiro gol do Santa Rita no jogo, aos 32′ minutos.
O Leão da Mata voltou a ter mais volume de jogo e os poucos torcedores que foram ao Rei Pelé chegaram a gritar Olé, por volta dos 40′ do segundo tempo.
O Santa Cruz ainda assustou no finalzinho, com Danilo Pires enchendo o pé depois de uma bola ajeitada por Léo Gamalho. Mas a redonda foi por cima da barra defendida por Jeferson e o placar não foi alterado novamente.
Não havia tempo para mais nada. O Santa Rita conseguiu um excelente resultado jogando no Rei Pelé e leva a vantagem de um gol no placar para o Arruda, em Recife. Vitória alagoana na Copa do Brasil!
FICHA TÉCNICA
COPA DO BRASIL – TERCEIRA FASE
ESTÁDIO REI PELÉ – MACEIÓ
SANTA RITA 3X2 SANTA CRUZ
ÁRBITRO: Devarly Lira do Rosário-ES
ASSISTENTES: Fabio Faustino dos Santos- ES e Edson Glicerio dos Santos-ES
SANTA RITA: Jeferson; Edir, Júnior Carvalho, Selmo Lima e Jeanderson; Teco (Adriano Lobinho), Cristiano, Tinga (Wagner Líbano) e Lucas; Rafael Silva e Reinaldo Alagoano (Júnior Amorim).
TÉCNICO: Eduardo Neto
SANTA CRUZ: Tiago Cardoso; Tony, Marllon, Everton Sena e Renatinho; Sandro Manoel (Emerson Santos), Everton, Danilo Pires e Carlos Alberto (Betinho); Pingo (Natan) e Léo Gamalho.
TÉCNICO: Sergio Guedes
CARTÕES AMARELOS: Cristiano e Selmo Lima (Santa Rita) – Tiago Cardoso e Everton Sena (Santa Cruz)
GOLS: Tinga (38′ do 1ºT), Léo Gamalho (5′ do 2ºT, 15′ do 2ºT), Rafael Silva (21' do 2}T) e Reinaldo Alagoano (30′ do 2ºT)
