A Maternidade Escola Santa Mônica, unidade complementar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), recebeu nesta quarta-feira, 25, a visita de dois profissionais do Instituto Fiocruz. O visitantes vieram para conhecer a maternidade e incentivar a adequação dos passos necessários para fazer parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).
Segundo a gerente da maternidade, Rosimeire Rodrigues, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) indicou a maternidade para se tornar Hospital Amigo da Criança através do processo de adequação à portaria 756, de dezembro de 2004, que normatiza as diretrizes de acesso à IHAC.
O processo de sensibilização dos profissionais da Santa Mônica teve início durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, no início de agosto. Além disso, diversos técnicos da maternidade também realizaram visitas a outros hospitais credenciados à Iniciativa para conhecer os processos.
Para fazer parte da IHAC, a maternidade está formando uma comissão interna com 15 profissionais, que, entre si, escolherão um para ser presidente e participar da oficina que será realizada pela Rede Amamenta Brasil, em Maceió, no período de 30 de agosto a três de setembro, para profissionais de todo Estado.
“A Comissão será responsável pelo desenvolvimento de atividades que levem à sensibilização de todos que fazem parte da Santa Mônica. Somente com o compromisso de todos conseguiremos nos adequar e fazer parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança”, disse Rosimeire Rodrigues.