Thiago Cunha marcou dois gols diante do América
Realizando um bom primeiro tempo, o Santa Cruz fez seu dever de casa e manteve os cem por cento de aproveitamento no Pernambucano 2011, ao vencer o América por 3×1, nesta terça-feira (18), por 3×1, no Arruda. O destaque ficou para o atacante Thiago Cunha, autor de dois gols e agora líder da artilharia do Campeonato Pernambucano, com três tentos.
Ao contrário da maioria dos jogos do Estadual, que tiveram um início lento, Santa e América mostraram disposição de meio de temporada. Como era de se esperar, o time da casa tentou impor seu jogo. Mas quando tinha a posse de bola o América não se retraía. Logo aos dois minutos, Welsey lançou Mário Lúcio, que estava impedido. A melhor oportunidade do América veio aos 15, numa cobrança de falta ensaiada. A bola foi rolada para trás e Silvano chutou forte, mas Jackson estava no meio do caminho para impedir que a bola chegasse ao gol.
Foi o último suspiro do alviverde. Depois disso o que se viu foi um rolo compressor vermelho, preto e branco. Aos 20 minutos, o volante Jeovânio apareceu como elemento surpresa pela segunda vez e mandou para o gol. A bola desviou na zaga e encontrou Thiago Cunha, que chutou forte e fez 1×0.
A zaga americana desabou e quatro minutos depois, Wesley, destaque com belos lançamentos longos, bateu falta com perfeição no ângulo esquerdo. Como se fosse um relógio suíço, o tricolor esperou mais quatro minutos para anotar o terceiro. Outra vez com a marca de Wesley. Num belo lançamento, ele deixou Mário Lúcio dentro da área em ótima condição para servir Thiago Cunha. O artilheiro estava com o gol vazio à sua frente e só não entrou com bola e tudo porque não quis.
Depois do terceiro gol, o Santa diminuiu o ritmo e o América começou a ganhar espaço. E levou perigo nas bolas alçadas na área. Numa delas, aos 44, Batata mandou para a área e Silvano subiu por trás de Thiago Mathias para diminuir. Um minuto depois, Branquinho apareceu livre para cabecear com perigo, por cima do travessão.
Os corais voltaram para o segundo tempo dando uma mostra de que o final da etapa anterior havia acendido a luz de alerta. Tanto que o time partiu para cima e, aos três minutos, Thiago Cunha conseguiu um pênalti. Ele dividiu a bola com David e caiu. O árbitro foi na dele e anotou a penalidade. Na hora de cobrar, Thiago Mathias fez tanta firula que mandou a bola por cima do gol.
Depois disso, o jogo voltou a ficar equilibrado e o Santa mostrou que precisa trabalhar mais as bolas alçadas na área. Aos 15 minutos, Roma cruzou da direita e Silvano, novamente, apareceu sozinho no meio da defesa para cabecear. Thiago Cardoso fez grande defesa.
Para a queda de rendimento também contribuiu o cansaço do meia Mário Lúcio. Mas, primeiro, o técnico Zé Teodoro mexeu no ataque. A dupla Thiago Cunha/Laécio saiu para entrada de Landu/Gilberto. Landu, mais veloz que os outros três companheiros de setor, voltava para buscar o jogo e deu mais opção. Porém, Gilberto não mostrou a mesma pontaria de Thiago Cunha.
As coisas melhoraram um pouco quando David tomou o segundo amarelo e foi expulso. Não antes de Ricardo Tavares ficar em dúvida se advertira o camisa quatro do América. Detalhe: foi ele quem cometeu o pênalti. Com mais espaço, o tricolor desequilibrou o jogo em seu favor e foi inteligente ao tentar as jogadas mais pelos lados. Faltou apenas alguém com maior poderio para dar o toque final.
Gilberto teve boas chances. Uma servido por Landu. Mandou por cima. Na outra, Jackson cruzou e ele não chegou em tempo. Nos 15 minutos finais os dois times mostraram estar satisfeitos com o resultado e não criaram nada que ameaçasse mudar o placar.
Ficha do jogo:
Santa Cruz: Thiago Cardoso; Jackson, Thiago Matias, Leandro Souza e Alexandre Silva; Jeovânio, Memo, Wesley e Mário Lúcio (Diego Biro); Thiago Cunha (Landu) e Laécio (Gilberto). Técnico: Zé Teodoro.
América: Gleibson; Roma, Neguetti, David e Ronaldo; Givaldo (Leo), Batata, Mousinho e Edmilson; Silvano e Branquinho (Carioca). Técnico: Luciano Ribeiro.
Local: Estádio do Arruda. Árbitro: Ricardo Tavares. Assistentes: Jossemar Diniz e Pedro Wanderley. Gols: Thiago Cunha, aos 20; Wesley, aos 24; Thiago Cunha, aos 28; e Silvano, aos 44 do primeiro tempo. Cartões amarelos: Thiago Mathias, Ronaldo e Edmílson. Expulsão: David. Público: 20.621.
