Jogando no estádio do Arruda completamente lotado, com 54.815 torcedores, o Santa Cruz decepcionou os seus torcedores e não mostrou competência para vencer o Tupi-MG, pela final da Série D do Campeonato Brasileiro, acabando derrotado por 2×0.
Os gols do time das Alterosas foram assinalados aos 34 e 36 minutos do segundo tempo, por Alan e Henrique, quando o time pernambucano tentava de todas as formas marcar um gol para, ao menos, levar a decisão para os pênaltis – a partida de ida, em Juiz de Fora, terminou 1×0 para o Tupi. Depois dessa derrota, o Santa segue sem conquistar títulos nacionais. O grande objetivo, entretanto, já havia sido alcançado, com o acesso à Série C em 2012.
Empurrado pelos quase 55 mil torcedores, que deram um verdadeiro espetáculo nas arquibancadas, o Santa foi para cima do Tupi. O time perdeu várias oportunidades de gol. O time mineiro se segurava como podia, já que o empate já era suficiente para ser campeão.
E os gols que o time perdeu durante todo o primeiro tempo fariam falta. Começou a enervar tanto o time quanto os torcedores. E os gols do Tupi surgiram justamente quanto o time foi todo para frente, levou dois contra-ataques mortais.
Após levar os dois gols, um torcedor ainda invadiu o campo para protestar e tentar agredir o goleiro Thiago Cardoso, mas foi contido pela polícia. Depois dos 40 minutos, o Tupi passou a tocar a bola para esperar o apito final e comemorar o título. Já os 54.815 tricolores que foram ao Arruda tiveram que ver a festa mineira e se contentar em subir para a Série C.