Ao celebrar no próximo dia 30 de novembro o Dia Institucional da Sepse, a Santa Casa de Maceió receberá a presença do diretor médico do Hospital Unimed Joinville, Glauco Westphal, para um simpósio sobre esta temível patologia.
Os médicos e todos os profissionais da equipe multidisciplinar da instituição estão sendo mobilizados para o evento, que será realizado às 19h30 no Centro de Estudo Professor Lourival de Melo Mota, localizado no complexo hospitalar da Santa Casa de Maceió.
De forma simplificada, a sepse é uma resposta exarcebada e sem controle do organismo para proteger o próprio organismo de ataques externos, o que caba gerando uma infecção generalizada.
Em 2003 ocorreram 398 mil casos de sepse no Brasil, dos quais 227 mil acabaram em óbito. Só em tratamento foram gastos R$ 17,34 bilhões, sendo a doença responsável por 25% da ocupação de leitos em UTIs.
Ao acometer milhões de pacientes em todo o mundo, a doença deu origem à campanha mundial “Surviving Sepsis Campaign” ou, em bom português, Sobrevivendo à Sepse, do qual a Santa Casa de Maceió é participante.
“Os médicos precisam estar atentos quanto à sepse. Por ser o agravamento de infecções localizadas, os sintomas são facilmente confundidos com os de outras patologias”, diz a gerente de Risco e Assistência Hospitalar, Tereza Tenório.