×

Penedo

Santa Casa de Penedo emite comunicado sobre ocorrido no último dia 09

Médico plantonista da Santa Casa de Penedo faltou e gestante teve que ir para a UPA

Na manhã do último dia 09 de novembro, a gestante Juliana Ferreira Vasco, 25 anos, foi encaminhada da Santa Casa de Misericórdia de Penedo, para à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), motivo: o médico plantonista faltou. A jovem teve que ser transferida até Arapiraca (ler matéria relacionada).

E nesta segunda-feira (18), após nove dias do ocorrido, a direção da entidade hospitalar emitiu uma nota de esclarecimento ao site www.aquiacontece.com.br. A falta do médico no ferido dia foi confirmada pela entidade, porém, esclarece que foi comunicado para todas as unidades de saúde da região.

“No dia 09, ao assumir o plantão da maternidade de Santa Casa, a enfermeira May Ling Nunes, ao tomar conhecimento que o obstetra não poderia assumir o plantão, informou imediatamente a todas as unidades de saúde de Penedo e região, para que não enviassem pacientes, pois a mesma não estaria em plenas condições para realizar atendimento”, diz a nota.

Ainda de acordo com o comunicado, que em caso de necessidade, o encaminhamento deveria ser para as cidades polos, Arapiraca, Coruripe e Maceió.

Com relação a gestante que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Penedo, o comunicado diz que a enfermeira May Ling recebeu uma ligação da diretora administrativa da UPA, Daisy Santos, solicitando o empréstimo de uma ambulância da Santa Casa, com o objetivo de remover Juliana Ferreira até Arapiraca. Solicitação atendida e com uma técnica de enfermagem experiente em partos para acompanhar a parturiente até o hospital de referência.

Segundo nota, esta solicitação não é obrigação da Santa Casa de Misericórdia de Penedo. “O apoio solicitado foi atendido, apesar de não ser obrigação da Santa Casa. E a parturiente ao ser examinada, foi constatado que não estava em trabalho de parto. Fato que ocorreu apenas através de uma cirurgia cesariana no dia seguinte”, acrescentou o comunicado.

Apesar de estar perdendo líquido, a gestante não corria risco de morte por não ser atendida.

O comunicado encerra dizendo: “A Santa Casa apesar de enorme dificuldade financeira e de profissionais, tem procurado oferecer cobertura completa de escalas de plantões médicos 24 horas. Porém, por contarmos com poucos profissionais médicos na cidade e região, eventuais faltas podem e irão ocorrer, o que não foge ao caráter de irresponsabilidade da Maternidade. Trata-se de uma fatalidade que ocorre não só em Penedo, mas em todo o País”.

Sindicância foi aberta

De acordo com a direção do complexo hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Penedo, uma sindicância foi aberta para apurar o ocorrido no dia 09 de novembro, onde o médico plantonista não cumpriu sua escala. A depender do resultado, o profissional pode deixar de fazer parte do quatro da unidade.