×

Penedo

Santa Casa de Misericórdia de Penedo divulga nota de utilidade pública sobre situação da instituição

Parte dos leitos da Santa Casa de Penedo exclusivos para Covid-19

A redação do portal de notícias aquiacontece.com.br, o maior e mais acessado do interior de Alagoas, recebeu nas primeiras desta quinta-feira, 27 de maio, uma nota de utilidade pública enviada pela Santa Casa de Misericórdia de Penedo com informações sobre a real situação da instituição.

Confira nota na íntegra:

Em resposta às indagações do Sr. Radialista João Lucas Lins de Queiroz, a SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PENEDO, inscrita sob CNES 2003775, apresenta por meio desta Nota Pública os devidos esclarecimentos relativos aos pontos citados no Programa Realidade, da Rádio Penedo FM no 17 dia de abril de 2021.

Quanto as admissões de pacientes na UTI e Leitos Clinicos COVID, desde o dia 24 de junho de 2020, a entidade realiza acolhimento de pacientes oriundos dos mais diversos Municípios do Estado Alagoano, através da Central de Regulação Leitos. Mediante ao caos na indústria farmarcêutica, que teve como consequência a vasta dificuldade na aquisição e distribuição destes, a Santa Casa suspendeu de forma temporária a admissão de novos pacientes em leitos de UTI COVID-19, porém com a comunicação prévia à Central de Regulação Estadual.

No dia citado, no Hospital Regional Memorial Dr. José Correia Filho, tendo em vista o baixo estoque de sedativos, alguns pacientes não puderam ser recebidos, já que o estoque de sedativos seriam sufucientes apenas para o tratamento dos pacientes já internados na unidade nesse período. Assim, admitir novos pacientes com estoque em baixa seria uma ação negligente e a Santa Casa prioriza a seguridade de todos os pacientes, a admissão naquele cenário ocasionaria grandes riscos as vidas destes enfermos e a ação mais indicada seria a regulação para outras unidades.

No tocante ao estoque de sedativos, há um cenário de alerta nacional, a Santa Casa realizou a compra de sedativos, porém por problemas logísticos, suas entregas tiveram atrasos e provocaram o baixo estoque dos sedativos para os kit’s intubação. Foram apresentados de forma prévia essas dificuldades ao Secretário de Saúde Municipal de Penedo, o Secretário Estadual de Saúde, através dos respectivos Ofícios Nº100/2021 SCMPE e Nº123/2021 SCMPE. Além destes, foram apresentadas as dificuldades financeiras e o baixo estoque de sedativos juntos a Comissão de Fiscalização da Câmra Municipal de Penedo, em reunião no Complexo Administrativo de nossa unidade, Comissão composta pelos senhores Vereadores: Denys Malta Reis, José Epson Costa Valente e Rodrigo Regueira Peixoto Silva.

Com relação ao recebimento de recursos da COVID-19, os mesmos distruibuem-se em incentivos através do Ministério da Saúde e a Secretária Estadual de Saúde de Alagoas. O custeio deste serviço (equipe assistencial, materiais e insumos) exige um grande recurso financeiro e para seu equilíbrio seria necessário o recebimento de forma hábil, o que diverge do cenário ao qual a entidade vem enfrentando ao longo destes meses.

Os recursos estaduais por exemplo, as competências de Julho e Agosto de 2020 foram recebidas pela instituição apenas em 06 de novembro de 2020, ou seja, 03 (três) meses após.

EDUARDO REGUEIRA SILVA
PROVEDOR