O papa Bento XVI divulgou a mensagem do Dia Mundial do Enfermo 2011, que é celebrado no dia 11 de fevereiro em todo o mundo. Para celebrar a data, a Santa Casa de Maceió reuniu às 16 horas colaboradores, médicos e a comunidade católica para a oração do Santo Terço. Celebrado pelo padre Cícero Lenisvaldo, o rito será realizado diante da imagem de Nossa Senhora de Loudes, localizada no pátiio interno do hospital, vizinho à capela.
Nesta 19ª edição, o papa Bento XVI afirma que é a ocasião propícia para “refletir sobre o ministério do sofrimento e, sobretudo, para tornar as nossas comunidades e a sociedade civil mais sensível aos irmãos e irmãs doentes”.
O papa cita a Carta Encíclica Spe Salvi quando afirma que “a grandeza da humanidade determina-se essencialmente na relação com o sofrimento e com quem sofre. Isto vale tanto para o indivíduo como para a sociedade. Uma sociedade que não consegue aceitar os que sofrem não é capaz de contribuir”.
Bento XVI manda um recado aos participantes da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em agosto, em Madri (ESP), afirmando que com frequência a Paixão e a Cruz de Jesus causam medo, porque parecem ser a negação da vida.
“Na realidade, é exatamente o contrário! A Cruz é o ‘sim’ de Deus ao homem, a expressão mais elevada e intensa do seu amor e a fonte da qual brota a vida eterna. Do Coração trespassado de Jesus brotou esta vida divina. Só Ele é capaz de libertar o mundo do mal e de fazer crescer o seu Reino de justiça, de paz e de amor ao qual todos aspiramos. A todos vós jovens, doentes e sadios, repito o convite a criar pontes de amor e solidariedade, para que ninguém se sinta sozinho, mas próximo de Deus e parte da grande família dos seus filhos”.
