O provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, anunciou esta semana, durante almoço com parceiros, que irá ampliar o número de leitos com a construção de uma nova unidade hospitalar, cujo projeto já está pronto. A expectativa é de que a construção do novo hospital seja iniciada ainda em 2012 e concluída dentro de três anos.
Com a edificação, a área construída da Santa Casa de Maceió vai praticamente dobrar, tendo em vista que o hospital possui hoje 25 mil m² de área construída e o novo prédio terá 22 mil m².
O novo espaço vai contar com 80 consultórios e 62 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), já que vai agregar os 49 leitos das UTIs neurológica, geral, coronariana, cardíaca, pediátrica e neonatal atualmente em funcionamento no hospital.
“A nova unidade vai ser um cartão de visitas para Maceió e nós acreditamos que dentro de três anos nós possamos ter essa nova estrutura servindo para abrigar as pessoas que procuram hoje a Santa Casa”, destaca o provedor.
A Santa Casa de Maceió é atualmente o hospital que mais atende pacientes de operadoras de planos de saúde e o que mais interna, junto com a Maternidade Nossa Senhora da Guia, pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas. Para se ter uma ideia, o segundo hospital do Estado que mais atende pelo SUS realiza 65% menos internações que a Santa Casa.
“Se mais não fazemos é porque mais não temos condições”, destaca Humberto Gomes de Melo.
Durante o encontro com os parceiros, o provedor fez um balanço sobre o número de usuários de planos de saúde no Estado, que tem crescido nos últimos anos, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Há oito anos, Alagoas tinha apenas 6% da população com plano de saúde. Hoje, esse percentual é de 11,8%. E é diante desse cenário que a Santa Casa tem realizado investimentos que garantam um atendimento de qualidade à população.
“Nós precisamos estar preparados para receber esse quantitativo de usuários de planos de saúde. Para isso, temos feito muita coisa. No ano passado trouxemos um novo tomógrafo, uma nova ressonância magnética e uma nova hemodinâmica. Esse ano nós adquirimos um Gama Câmara”, destacou o provedor.
Em 160 anos de existência, a Santa Casa de Maceió já recebeu diversos prêmios em reconhecimento ao trabalho de qualidade e à gestão inovadora realizados no hospital.
A Santa Casa de Maceió é a única empresa hospitalar de Alagoas e a única Santa Casa do Norte e Nordeste a possuir a Acreditação, que é um selo de qualidade no setor saúde.
Além disso, o hospital também recebeu, no último mês de novembro, o Prêmio de Referência Nacional no Setor Saúde – na área hospitalar. Na semana passada, foi contemplado, pela segunda vez consecutiva, com o Prêmio de Qualidade do Alagoas Competitivo.
Uma ação inovadora posta em prática há quatro anos também recebeu reconhecimento nacional. Trata-se do cartão fidelidade Vida e Saúde, que atualmente concede descontos em consultas e exames a mais de 70 mil pessoas.
A iniciativa foi apresentada, em outubro de 2011, no 1º Congresso de Hospitais Privados da Associação Nacional de Hospitais Privados de São Paulo. Entre 190 trabalhos inscritos, dez foram selecionados para serem apresentados e apenas três foram premiados, entre eles o da Santa Casa de Maceió.
“O cartão Vida e Saúde é um dos nossos orgulhos”, afirma o provedor.